Entretenimento

Filme Eleonora ganha sessão especial no Cineclube Augusto Omolu em Salvador

Curta-metragem filmado no Pantanal aborda amor, liberdade e desafios do etarismo

Filme Eleonora ganha sessão especial no Cineclube Augusto Omolu em Salvador
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

23/09/2025 2:05pm

Foto divulgação 


Na manhã desta terça-feira, 23 de setembro, o Cineclube Augusto Omolu promove mais uma sessão gratuita na Casa Augusto Omolu, em Salvador, com a exibição do curta Eleonora, da cineasta Lígia Tristão Prieto. A programação começa às 9h e será seguida de um bate-papo com professores da ONG, reforçando a proposta do projeto de unir cinema, reflexão e acessibilidade.


Filmado no interior do Pantanal, o curta de 18 minutos apresenta a história de uma mulher acima dos 60 anos que enfrenta preconceitos ao viver sozinha e descobrir um novo amor com um homem mais jovem. A narrativa destaca questões delicadas como envelhecimento, autonomia e etarismo, preconceito ainda pouco discutido, mas presente na vida de muitas mulheres.


Com produção do Grupo Casa e contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Eleonora foi rodado em apenas quatro dias com uma equipe formada majoritariamente por mulheres e pessoas negras. Protagonizado por Ana Lúcia Serrou, de 65 anos, o filme marca sua estreia no cinema e dialoga diretamente com vivências reais de mulheres maduras.