Entretenimento

Filhas de Gandhy apresentam nova logomarca e tema para o Carnaval 2026 em evento especial na capital baiana

Filhas de Gandhy apresentam nova logomarca e tema para o Carnaval 2026 em evento especial na capital baiana
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/07/2025 7:35pm

Fotos: Afoxé Filhas de Gandhy / Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (11), o Afoxé Filhas de Gandhy reuniu convidados para apresentar oficialmente sua nova logomarca e os elementos criativos que irão conduzir o grupo no Carnaval 2026. Com o tema “Orisà Ayàn Nos Abençoou”, a proposta presta uma homenagem reverente ao orixá que representa o som, o tambor e a festa — símbolos que acompanham a trajetória do primeiro afoxé feminino do Brasil.

A abertura do evento foi marcada pelo toque vibrante dos atabaques, em uma performance que reforçou a espiritualidade e a ancestralidade do tema. De acordo com a gestora e produtora institucional do Afoxé, Silvana Magda, a escolha do orixá Ayàn carrega profundo significado. “Existe um habitat nesse tambor. Esse habitat, esse condutor, essa energia se chama Orisà Ayàn. Ao mesmo tempo que ele é o deus do tambor, é também o deus do entretenimento, aquele que comanda o som, que nos conecta desde as tribos mais primitivas com os sons do corpo e da palma. Vamos trazer esse deus em uma linguagem atual, mostrando que em cada parte do mundo existe um deus que vive em um instrumento.”

A nova logomarca, assinada pelo artista plástico Zaca Oliveira, busca traduzir visualmente toda essa potência simbólica e espiritual. “Tive o apoio de mulheres que me orientaram com informações e referências. Quando as pessoas olharem essa logomarca na Avenida, quero que sintam paz, acolhimento. A figura da baiana por trás dos atabaques representa braços abertos ao universo. E o símbolo do wi-fi, elemento universal, representa essa conexão espiritual através do som”, explicou o artista.

A promoter Marta Góes, que assume agora a função de relações públicas do grupo, destacou a importância de ampliar a rede de apoio em torno do legado construído pelas Filhas de Gandhy. “Minha missão é abrir portas, criar pontes com pessoas estratégicas da minha rede. Quero mostrar a força desse trabalho que vem sendo feito com coragem há quase cinco décadas. As pessoas precisam conhecer e valorizar as Filhas de Gandhy, que são patrimônio cultural e uma expressão viva da ancestralidade da nossa Bahia.”

Com um olhar voltado para o futuro, mas com os pés fincados na tradição, as Filhas de Gandhy se preparam para mais uma jornada de afirmação cultural e resistência no Carnaval de Salvador, conectando passado, presente e futuro através do som e da espiritualidade.