Entretenimento

Festival Música em Movimento celebra nova música baiana com três dias de shows

Festival Música em Movimento celebra nova música baiana com três dias de shows
Da Redação

Da Redação

26/08/2021 2:50pm

Dez artistas da nova cena da música da Bahia ganham o palco virtual do Festival Música em Movimento – Move neste final de semana, com shows gratuitos que acontecem entre sexta (27) e domingo (29), sempre a partir das 19h, no https://bit.ly/festivalmove, gratuitamente. Marcola Bituca, Zuhri, Jordi Amorim, Sonora Amaralina, Panteras Negras, Ana Barroso, Joana Terra, Tangolo Mangos, Dona Iracema e Lívia Nery compõem a grade do evento e apresentam ao público o repertório da nova geração de artistas do estado.

O Festival Move – Música em Movimento foi selecionado no Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 - 1ª Edição - Premiação Aldir Blanc Bahia, e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Na sexta-feira (27), a partir das 19h, o grupo Zhuri apresenta ao público o show que mistura no repertório jazz e rap. Depois o guitarrista, baixista, arranjador e pesquisador baiano Jordi Amorim comanda o show com as canções do seu disco lançado em março, Serendip. Encerrando o primeiro dia do festival, o rock da banda Dona Iracema ganha o palco virtual do Move. No sábado (28), o cantor Marcola Bituca, que em março lançou o EP Cavalo de Troia e na última semana lançou o EP La Travessia, abre a programação às 19h. Depois dele, é a vez de Ana Barroso, que está trabalhando o disco Cisco no Olho, comandar o segundo show da noite. Terceira e última atração deste dia, a banda de orquestra instrumental de cumbia, Sonora Amaralina, também terá seu show exibido no festival.

Encerrando o Move, no domingo (29) quatro atrações apresentam seus shows ao público. Joana Terra, vencedora do Prêmio Grão de Música de 2020, assume o palco virtual às 19h. Logo depois a banda soteropolitana que flerta com diferentes gêneros musicais, destacando-se rock clássico, MPB e música regional nordestina, alinhados numa estética sonora ligada à psicodelia, Tangolo Mangos apresenta o show. O dia conta ainda com a apresentação da primeira banda instrumental negra LGBTQI+ do mundo, Panteras Negras. Encerrando o festival, o último show exibido será o da cantora Livia Nery.


O Festival

No terceiro ano, o FESTIVAL CAYMMI DE MÚSICA passa a se chamar FESTIVAL MÚSICA EM MOVIMENTO – MOVE. Promovido pela Via Press Comunicação, o festival tem direção geral de Elaine Hazin e é dedicado a fomentar, reconhecer e revelar a nova produção musical baiana, fortalecendo a cadeia produtiva da música no estado. Os artistas foram selecionados através de uma curadoria técnica, formada pela cantora Manuela Rodrigues, pelo jornalista Luciano Mattos e pelo músico e professor associado da Escola de Música da UFBA, Rowney Scott. A direção musical é de Yacoce Simões.