Foto: Antônio Chequer
A quarta edição do Projeto MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre, que acontecerá em 2025, levará não apenas murais de grande porte para colorir Salvador, mas também promoverá um festival voltado à arte, cultura e economia criativa. Entre as atrações, uma feira reunirá 25 artistas visuais e criativos, oferecendo um espaço para exposição e comercialização de obras e produtos autorais. O evento, gratuito, acontecerá entre os dias 4 e 6 de abril na DOCA 1, Polo de Economia Criativa, no bairro do Comércio.
A seleção priorizou trabalhos feitos à mão, sustentáveis e com identidade própria, destacando nomes como Adriel Figuerêdo, Bianca Tourinho, Bruno Pamponet, Faraó, Julia Zogbi, Nêssa Barbosa e Utrópica, entre outros. Além da feira, o festival contará com oficinas de pintura, colagem, gravura e lettering, além de bate-papos sobre processos criativos, moda, HQs e cerâmica artesanal.
“Essa é a primeira vez que o Projeto MURAL amplia sua atuação para dar ainda mais visibilidade aos artistas”, afirma Vanessa Vieira, idealizadora e curadora do projeto. A iniciativa é realizada pela Trevo Produções, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, SECULT, SEFAZ e Prefeitura de Salvador, por meio do programa Viva Cultura.