Entretenimento

Festival de Street Art da Bahia retoma programação nesta semana com oficinas online e graffiti em Santo Amaro

Responsáveis pelo FESTA, Júlio Augusto, Elaine Hazin, Prisk, Paula Hazin e Bigod - Foto por Welton Cirineu Monique foi uma das convidadas em Salvador - foto por Vinícius Xavier

Festival de Street Art da Bahia retoma programação nesta semana com oficinas online e graffiti em Santo Amaro
Da Redação

Da Redação

05/02/2021 3:49pm

Depois de reunir grafiteiros do MUSAS – Museu de Street Art de Salvador – e outros cinco artistas convidados para colorir os muros de acesso à comunidade do Gamboa, em Salvador, a programação do FESTA (Festival de Street Arte da Bahia) retorna nesta semana.

Na sexta-feira (05) o público poderá conferir no site do projeto, http://www.festastreetart.com.br/, três oficinas com os grafiteiros criadores do MUSAS, Bigod, Prisk e Júlio Augusto. Os temas são Prisk: Wild Style; Bigod: Luz e Sombra; e Júlio: Ocupação de Território pelo Graffiti, quando os artistas vão falar também sobre seus processos de criação. Essas oficinas serão temas ainda de um bate-papo, que acontecerá no dia 09 de fevereiro, no site do projeto, com 100 vagas oferecidas e inscrições gratuitas até o dia 09.

Já no sábado (06) e domingo (07) o FESTA desembarca em Santo Amaro, mas precisamente na comunidade Quilombola de São Brás. Por lá, os artistas Tiana, Reiv, Ananda, Quel e Sid vão deixar suas obras nos muros do local, inspirados em temas como empoderamento feminino, raça, gênero, meio-ambiente e ancestralidade. Todo o processo de pintura dos muros será feito respeitando os protocolos e cuidados orientados pelo Ministério da Saúde para evitar o avanço da COVID-19.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. A realização é do MUSAS (Museu de Street Art de Salvador) e da Via Press Comunicação. A coordenação de produção é de Paula Hazin.


SOBRE O FESTA


Salvador, Santo Amaro e Castro Alves são as cidades escolhidas para receberem o FESTA – Festival de Street Art da Bahia. O projeto é realizado em formato híbrido, presencial e virtual, com a participação de 10 grafiteiras e 10 grafiteiros que deixarão suas obras nos muros dessas cidades. O objetivo é fomentar a Street Art na Bahia, criar um canal virtual para divulgação do trabalho dos artistas de rua do estado, impulsionar a cena das mulheres no graffiti, além de trazer a arte de rua para lugar de destaque nas artes visuais, reconhecendo seu papel importante na formação de indivíduos. Toda a programação estará disponível no site oficial de FESTA, o www.festastreetart.com.br. Após finalização, todas as obras vão fazer parte de uma exposição virtual no site do projeto, que tem curadoria dos grafiteiros baianos premiados internacionalmente, Bigod, Prisk e Júlio Augusto.


Sobre o MUSAS

Mais do que um museu a céu aberto, o MUSAS é um movimento cultural. Nasceu em 2013, fazendo da arte uma força propulsora de transformações sociais. Fez das casas e muros da comunidade Solar do Unhão grandes telas, trouxe questionamentos e ancestralidade para os traços do graffiti e transformou a comunidade. O Museu de Street Art de Salvador (MUSAS) tem como motivação a crença de que a arte pode produzir potências, resgate e preservação de memórias. Assim, seus integrantes se colocam a fomentar arte e cultura de modo a visibilizar tanto a produção artística exposta nas ruas e casas da Comunidade Solar do Unhão, como potencializar a economia dos seus cerca de dois mil moradores. Integrantes do MUSAS fazem de suas ações ponto de intersecção entre artistas e comunidade para produções artísticas que ressignificam a localidade ao tomá-la como espaço para apreciação turística, expressão artística e de revitalização urbana.


Fonte: Via Press