Entretenimento

Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem reúne fiéis em Salvador

Programação de tradições religiosas inclui missas, procissões terrestre e marítima entre 28 de dezembro e 1º de janeiro

Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem reúne fiéis em Salvador
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

31/12/2025 1:05pm

Foto: Sara Gomes


A tradicional Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem começa em Salvador no período que marca a transição entre o fim de um ano e o início do outro, reunindo milhares de fiéis em celebrações que combinam fé, história e devoção. 

Organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e pela Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, a programação tem mais de dois séculos de tradição e, neste ano, terá um tríduo preparatório de 28 a 30 de dezembro, com celebrações diárias sempre às 19h no Santuário São José, na Baixa do Bonfim, por conta das obras de restauração da Matriz. 

O ponto alto dos festejos acontece nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. No último dia de 2025, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será lançada ao mar a partir das 9h, marcando o início das atividades. Às 14h, haverá procissão terrestre levando as imagens de Bom Jesus e de Nossa Senhora da Boa Viagem do Santuário São José até a Praça da Boa Viagem. Às 15h30, está prevista a Missa de Embarque, presidida pelo arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Em seguida, a imagem segue em procissão marítima até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. 

No Dia Solene, em 1º de janeiro de 2026, a programação religiosa segue com missa às 8h na Basílica da Conceição da Praia, também presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha. Por volta das 10h, está prevista uma procissão terrestre até o píer da Capitania dos Portos, onde ocorrerá novo embarque da imagem do Senhor Bom Jesus na galeota, percorrendo o Porto da Barra, o Cais do Porto e a Ponta do Humaitá. Paralelamente, fiéis participam de celebração eucarística campal na Praça da Boa Viagem, com ação de graças pelo novo ano e em memória dos devotos falecidos. 

A festa mescla tradição, fé e cultura popular, e é uma das celebrações religiosas mais representativas da capital baiana no início de cada ano.