Entretenimento

Cortejo Afro divulga convidados do Concha Negra; Show acontece nesta sexta-feira

Núcleo de Ópera da Bahia abre a noite, enquanto o Ilê Aiyê e Chico César fazem participações especiais no show

Cortejo Afro divulga convidados do Concha Negra; Show acontece nesta sexta-feira
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

23/02/2024 3:30pm

Nesta sexta-feira (23), será dada a largada para a 3ª edição do Concha Negra, projeto que exalta a riqueza da produção musical afro-baiana no maior equipamento cultural da Bahia.

A banda Cortejo Afro será a responsável por fazer as honras da casa, recebendo no palco da Concha Acústica do TCA os convidados Ilê Aiyê e Chico César. O Núcleo de Ópera da Bahia será responsável para apresentação de abertura da noite. O evento começa às 18h30 e ingressos estão à venda na bilheteria física do TCA e online através da plataforma Sympla.

Transmitindo alto astral através de suas roupas exuberantes, músicas e coreografias ricas em movimentos ligados à cultura afro, a Banda Cortejo Afro surgiu através da releitura de experiências musicais e da estética afrodescendente. Intitulada de “revolução musical afro-baiana”, a banda traz uma batida percussiva que mistura ritmos africanos às batidas eletrônicas e ao pop. No palco, eles prometem um repertório único, formado por composições próprias, já consagradas pelo público, e releituras de canções nacionais.

Mais antigo e famoso bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê foi convidado pelo Cortejo Afro para apresentar suas quatro décadas de valorização das histórias e estéticas negras. Homenageando países africanos, revoltas negras, personalidades e estados brasileiros que contribuíram fortemente para o processo de identidade étnica e auto-estima do negro, o Ilê leva ao palco os ritmos e a dança afro carregados de ancestralidade. 

Natural da Paraíba, o cantor e compositor Chico César encontrou na Bahia um terreno fértil para explorar e celebrar sua diversidade artística. Elementos do samba-reggae, do axé e do forró estão sempre frequentes em suas composições que serão apresentadas no palco da Concha Negra, proporcionando uma verdadeira conexão cultural e musical entre o cantor e o Cortejo Afro.

O Núcleo de Ópera da Bahia será o responsável pela abertura da noite, com uma apresentação que mescla o universo da ópera com a cultura afro, mais especificamente à afro baiana. Criado em 2016 pelo compositor Aldo Brizzi, pela cantora baiana Graça Reis e pelo articulador cultural André Reis, o NOP já realizou concertos com grandes nomes da música, como Cortejo Afro, Daniela Mercury, Maria Gadú, Chico César e Gilberto Gil.