Entretenimento

Caetano Veloso e Maria Bethânia são indicados ao Grammy 2026 por álbum que celebra reencontro histórico nos palcos

Disco registra reunião inédita dos irmãos após 46 anos e projeta a música brasileira no cenário global

Caetano Veloso e Maria Bethânia são indicados ao Grammy 2026 por álbum que celebra reencontro histórico nos palcos
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

08/11/2025 1:30pm

Foto: Divulgação / Redes sociais (Instagram)


A música brasileira volta ao centro das atenções internacionais com a indicação de Caetano Veloso e Maria Bethânia ao Grammy 2026. O anúncio, feito nesta sexta-feira (7) pela Academia de Gravação, destaca o álbum Caetano e Bethânia Ao Vivo na categoria Melhor Álbum de Música Global, reforçando a potência cultural que os irmãos representam dentro e fora do país.


Lançado em maio de 2025, o disco reúne 33 faixas que cruzam clássicos como “Alegria, Alegria”, “Reconvexo” e “Gita” com a inédita “Um Baiana”, composta por Caetano especialmente para a turnê. O registro sonoro é fruto do projeto que marcou o reencontro dos artistas nos palcos após 46 anos, celebrando a união de duas vozes que moldaram capítulos fundamentais da música brasileira.


A turnê que originou o álbum estreou em agosto de 2024, no Rio de Janeiro, e percorreu arenas e grandes espaços culturais pelo país até dezembro. O espetáculo retornou ao Rio na noite de réveillon, em Copacabana, diante de um público que assistiu ao reencontro histórico de Caetano, então com 81 anos, e Bethânia, com 78. Um documentário sobre a turnê também está em produção e deve reunir bastidores, entrevistas e material inédito.


Mesmo veterano no prêmio, Caetano volta a ocupar posição de destaque. Ele já venceu duas vezes o Grammy na mesma categoria, pelos discos Livro (2000) e João Voz e Violão (2001). Agora, concorre ao lado de Burna Boy, Siddhant Bhatia, Youssou N’Dour, Shakti e Anoushka Shankar, em uma das categorias mais diversas da premiação.


Considerado o maior reconhecimento da indústria musical, o Grammy chega à 68ª edição com 95 categorias e algumas mudanças relevantes. Entre elas, a divisão da área country em duas categorias e a inclusão de compositores e letristas no campo clássico, acompanhando transformações recentes do mercado. A cerimônia será realizada em 1º de fevereiro de 2026, na Crypto.com Arena, em Los Angeles.