Entretenimento

Bon Odori 2025: Festival da Cultura Japonesa reúne arte, música e gastronomia em Salvador

Bon Odori 2025: Festival da Cultura Japonesa reúne arte, música e gastronomia em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/09/2025 8:48pm

Fotos: Divulgação / Bon Odori Salvador

De 5 a 7 de setembro, Salvador recebe a 17ª edição do Festival da Cultura Japonesa – Bon Odori 2025, no Parque de Exposições Agropecuárias (Av. Luís Viana Filho, 405 – Itapuã). O evento, apresentado pelo Ministério da Cultura, Gazin Colchões e Governo do Estado da Bahia, deve atrair mais de 80 mil visitantes ao longo dos três dias.

A programação contempla oficinas culturais, concursos, apresentações artísticas, artes marciais, gastronomia e shows musicais, com atrações para todas as idades.

No palco Haru, o destaque será a participação do dublador e influenciador Guilherme Briggs, voz de personagens icônicos como Superman, Buzz Lightyear e Optimus Prime. Também passam pelo palco o tradicional Miss Nikkey Bahia e atrações musicais como Denilson Félix, Pamela Yuri, Fabio Aruga e o Coral Cosmos.

O palco Natsu será dedicado às artes marciais — com demonstrações de sumô, kendô, aikidô, judô, karatê e iaidô — além das apresentações do Grupo Cultural Wado (Matsuri Dance) e do Grupo de Odori, que traz a dança comunitária japonesa dedicada aos antepassados.

No Espaço Cultural, o público poderá participar de oficinas de shodō (caligrafia), oshibana (arte com flores prensadas), sumi-ê (pintura tradicional), pixel art e técnicas de mangá, comics e colorização digital. A Cerimônia do Chá completa as experiências imersivas.

A gastronomia é outro ponto forte: mais de 20 restaurantes oferecerão pratos típicos como sushi, tempurá, udon e lamén. Além disso, chefs renomados, como Mariene Fukushima (Buffet Hanyori), Hugo Marubayahi, Rodrigo Ávila (Nemukta), Maria Sugimoto, Amauri (Kikkoman) e André Matias Lima, comandam workshops nas salas Sakura e Tsuru.

Um momento especial será a presença do embaixador do Japão, Hayashi Teiji, que participa no sábado (6), às 12h, de uma oficina de sumi-ê. A atividade também celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.