Balé Folclórico da Bahia realizou ensaio especial comemorativo pelos seus 37 anos
Mundialmente aclamada, a companhia inicia turnê nacional no próximo dia 22 de agosto no Rio de Janeiro
Foto: Célia Santos
Nesta última quinta-feira, dia 7, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) celebrou a marca de 37 anos com um ensaio especial na sua sede, no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho. "A melhor forma de comemorar é ensaiando e preparando nosso corpo de baile para a turnê nacional que faremos entre agosto e outubro, passando por oito cidades brasileiras", afirma Vavá Botelho, fundador e diretor geral da companhia. "Depois de realizarmos vários ensaios abertos em escolas municipais de Salvador, nas últimas semanas, voltamos para nossa sede e continuamos a preparação para turnê", conta Vavá.
Estreia & Agenda
O internacionalmente aclamado Balé Folclórico da Bahia (BFB), que já se apresentou em mais de 30 países e 300 cidades do mundo, realiza turnê com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. A estreia será com duas apresentações nos dias 22 e 23 de agosto, no MoviRio Festival, no Rio de Janeiro. Depois, a companhia leva o espetáculo para Campinas (25 e 26/09), São Paulo (28/09), Franca (01/10), Florianópolis (17/10), Goiânia (22/10), Porto Alegre (28/10) e Novo Hamburgo (30/10). A realização desta turnê, a primeira da companhia via lei de incentivo, conta com o patrocínio master do will bank por meio do estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Ministério da Cultura.
Criada em 2022, a montagem "O Balé Que Você Não Vê" marcou o retorno do BFB aos palcos após o período da pandemia. O espetáculo é inspirado na luta diária de uma companhia profissional para se manter ativa, tanto financeiramente quanto tecnicamente. No palco, o grupo de dança afro-baiana apresentará três coreografias concebidas especialmente para esta produção: Bolero, de Carlos Durval; Okan, de Nildinha Fonseca; e 2-3-8, de Slim Mello, além de exibir o repertório clássico do grupo, com Afixirê, uma coreografia de Rosângela Silvestre reconhecida internacionalmente.