Entretenimento

Apae Salvador celebra 56 anos com espetáculo "O Corpo Ancestral" no Teatro Castro Alves

Apae Salvador celebra 56 anos com espetáculo "O Corpo Ancestral" no Teatro Castro Alves
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/09/2024 1:24pm

Foto: Genilson Coutinho 

Em comemoração aos seus 56 anos de atuação em prol das pessoas com deficiência (PCD), a Apae Salvador promove, na próxima quarta-feira (2), o espetáculo "O Corpo Ancestral", apresentado pela Opaxorô Companhia de Dança. O evento, que ocorrerá às 20h no Teatro Castro Alves (TCA), será exclusivo para convidados e marca mais uma conquista da instituição, que foi selecionada pelo edital de Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA.

“Esse é um momento de celebração pela trajetória de lutas e conquistas ao longo desses 56 anos. Ainda há muito a ser feito para garantir o acesso pleno das pessoas com deficiência aos serviços e direitos”, afirmou Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.

"O Corpo Ancestral" transcende a dança contemporânea, explorando a expressão corporal como uma poderosa ferramenta de comunicação e inclusão. O espetáculo, inspirado na ancestralidade afro-brasileira, destaca a diversidade humana, celebrando a beleza e singularidade de cada indivíduo, independentemente de suas limitações físicas ou cognitivas.

A montagem, que combina dança contemporânea com influências das danças de matrizes africanas, samba de caboclo e ritmos periféricos, propõe uma narrativa poética através de coreografias vibrantes e música envolvente. O repertório individual dos dançarinos reflete a subjetividade e a ancestralidade brasileira, traduzidas em uma apresentação de cerca de 40 minutos.

“O espetáculo é fruto da vivência e verdade dos nossos artistas, cujos corpos expressam sua arte, realidade urbana e ancestralidade. É sempre gratificante mostrar os trabalhos artísticos da Apae Salvador para a sociedade e para um público diverso”, destacou Antônio Marques, coordenador de Artes da instituição.

A apresentação reforça o compromisso da Apae Salvador com a inclusão social e o empoderamento das pessoas com deficiência por meio da arte.