Foto: David Glat / GOVBA
Em razão das obras em andamento no Teatro Castro Alves (TCA), o acesso à Concha Acústica passará por mudanças a partir do dia 16 de maio. O público deverá utilizar exclusivamente a entrada pela Ladeira da Fonte, já que a bilheteria e o estacionamento do Campo Grande serão temporariamente desativados.
As alterações foram anunciadas durante visita técnica realizada nesta segunda-feira (5), que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, parlamentares e membros da imprensa. As obras de requalificação do TCA já atingiram 25% de execução, e a previsão é que até o final de 2025, 70% estejam concluídas. A reabertura oficial do equipamento está programada para o primeiro semestre de 2026.
Uma das etapas mais desafiadoras da intervenção é a substituição da cobertura do teatro, que cobre uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados. Segundo Monteiro, essa fase marca o início da parte mais determinante da obra. “Estamos avançando para que, até o fim do ano, grande parte da reforma esteja finalizada. Um dos nossos compromissos é tornar o TCA plenamente acessível a todas as pessoas, incluindo cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida”, afirmou o secretário.
O projeto de requalificação tem como pilares a preservação do patrimônio tombado pelo Iphan desde 2014, a modernização da infraestrutura e a ampliação dos espaços. A sala principal do teatro será equipada com novas tecnologias cênicas, mantendo sua reconhecida acústica e estética. O foyer será climatizado pela primeira vez e o jardim suspenso, localizado acima do espaço, passará a ser utilizado para eventos e recepções.
A reabertura do TCA será marcada por um festival de espetáculos e contará com uma apresentação especial dedicada aos operários da obra e seus familiares. “Eles também merecem ser os primeiros a usufruir do novo Teatro Castro Alves”, destacou Monteiro.