Cidade e turismo

Turistas já entram no clima do Carnaval com flash mob animado no aeroporto de Salvador

Turistas já entram no clima do Carnaval com flash mob animado no aeroporto de Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/01/2026 12:40pm

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Quem chega a Salvador nos últimos dias já é recebido em ritmo de Carnaval. Uma ação cheia de energia tem chamado a atenção no desembarque do Aeroporto Internacional da capital baiana e viralizado nas redes sociais: um flash mob dançante surpreende passageiros ao som do clássico da axé music “We Are the World of Carnaval”, composição de Nizan Guanaes eternizada por grandes nomes da música baiana. O destaque da cena é um dançarino caracterizado como piloto de avião, que dá início à coreografia e conduz o público para a festa.

Apesar da aparência espontânea, a performance faz parte de uma ação de receptivo turístico realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), em parceria com a VINCI Airports. A iniciativa busca valorizar a identidade cultural da cidade e antecipar o clima da maior festa de rua do mundo para quem desembarca na capital.

As apresentações acontecem na área de desembarque doméstico, em formato de flash mob, com intervenções a cada meia hora — ajustadas de acordo com o fluxo dos voos. Ao todo, dez integrantes do grupo Dança em Movimento participam da coreografia, acompanhados pelo som de um micro trio, convidando turistas a interagir, bater palmas e se envolver com a performance. A encenação começa de forma discreta e cresce aos poucos, criando um ambiente de surpresa, acolhimento e celebração.

Responsável por iniciar a apresentação, o dançarino e capoeirista Clodô Santana, de 48 anos, interpreta o personagem do piloto. Com passagens por trabalhos ao lado de artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Saulo, além de integrar o Balé Folclórico da Bahia, ele destaca a resposta positiva do público. “Superou as expectativas do grupo. Crianças e adultos interagem, batem palmas e entram na brincadeira. A Bahia é diferenciada, e essa alegria também nos contagia”, afirmou.

O coreógrafo do projeto, Fábio Pereira, de 55 anos, explica que a ideia é criar uma conexão imediata entre os visitantes e a cidade. “Queremos que o turista já chegue sentindo a energia de Salvador. Pensamos em uma coreografia vibrante, com espaço para participação do público”, explicou.

A repercussão também tem surpreendido os próprios integrantes do grupo. A dançarina Alicia Santos Oliveira, de 24 anos, celebra a visibilidade da ação. “A recepção é muito calorosa. A gente entrega nossa energia e vê isso sendo retribuído. Ver os vídeos circulando nas redes é muito gratificante”, contou.

Quem passa pelo aeroporto aprova a iniciativa. O turista Michele Labellotini, de 45 anos, assistiu à apresentação com a família antes de seguir viagem para a Itália. “Achei criativo e surpreendente”, comentou. Já Luana Moraes, de 35 anos, que já tinha visto o flash mob nas redes sociais, fez questão de registrar tudo ao vivo ao desembarcar em Salvador. “É massa e bastante atrativo, principalmente para os turistas”, disse.