Foto: Ascom Setur / GOVBA
A celebração do Domingo de Ramos reuniu milhares de fiéis nas ruas do Centro Histórico de Salvador, neste domingo (13), marcando o início das comemorações da Semana Santa na Bahia. O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) como parte da estratégia de valorização do turismo religioso, segmento em expansão no estado.
A tradicional Procissão de Ramos saiu do Campo Grande em direção à Praça Municipal, onde foi realizada uma missa campal celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal dom Sérgio da Rocha. “O Domingo de Ramos é o início da caminhada da Semana Santa, que segue os passos de Jesus até sua paixão, morte e ressurreição. É um chamado à fé, à esperança e à vivência do amor cristão”, afirmou o cardeal.
Entre os fiéis, a emoção era visível. “Estamos aqui firmes na fé em Cristo, buscando ser pessoas melhores, com mais amor e caridade para com o próximo”, declarou Fátima Silva, integrante do movimento Legião de Maria.
Durante o cortejo pela Rua Chile, a procissão chamou a atenção de turistas estrangeiros hospedados em Salvador. Um grupo de franceses que desembarcou em voo direto de Paris da Air France registrou o momento com fotos e acenos de paz aos participantes, evidenciando o interesse internacional pelas manifestações religiosas locais.
Além de Salvador, diversas regiões da Bahia registram aumento no fluxo de visitantes durante a Semana Santa, com destaque para atrações religiosas e culturais apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Setur-BA e outros órgãos.
Entre os principais eventos estão os espetáculos da Paixão de Cristo, em Bom Jesus da Lapa (Caminhos do Oeste) e Esplanada (Costa dos Coqueiros); a Procissão do Fogaréu, em Serrinha (Caminhos do Sertão); e a tradicional Feira de Caxixis, na cidade de Nazaré (Baía de Todos-os-Santos).
Segundo o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, a diversidade de atrações mantém o estado em evidência o ano inteiro. “Na Bahia, não existe baixa estação. A Semana Santa é um exemplo de como o turismo religioso e cultural atrai visitantes interessados em fé, descanso ou lazer. Estamos apoiando diversos eventos neste período, com expectativa de um grande fluxo turístico na capital e no interior.”