Salvador contará com um voo direto para Cotonou, maior cidade do Benin, na África Ocidental. O anúncio foi feito pelo presidente do Benin, Patrice Talon, neste sábado (25), durante cerimônia na Casa do Benin, onde recebeu o título de Cidadão Soteropolitano. Segundo o prefeito de Salvador, Bruno Reis, os governos federais do Brasil e do Benin subsidiarão o voo nos primeiros dois anos, limitando o preço das passagens a R$ 2.600.
"Estamos finalizando as tratativas, mas esperamos implementar a linha o mais breve possível. Nosso objetivo é reparar nossa ancestralidade, resgatando nossa história. A presença do presidente Talon em Salvador fortalece essa relação", afirmou Bruno Reis. Patrice Talon destacou que o subsídio visa promover o turismo entre brasileiros e beninenses, considerando o voo um passo importante para restabelecer as relações entre a capital baiana e o Benin.
"Disse ao presidente Lula que, apesar da história nos unir, nossos povos ainda não se conhecem. Meu objetivo é corrigir isso. Em breve, votaremos uma lei que permitirá a qualquer afrodescendente obter a cidadania beninense. Sabemos que nossos ancestrais foram trazidos forçadamente para o Brasil e agora é o momento de restaurar essa conexão de forma voluntária", afirmou Talon.
Além de reforçar os laços históricos e culturais, a visita de Talon também visa fortalecer as relações comerciais entre os dois países por meio de cooperação técnica e econômica. "Essa troca de viagens vai fomentar investimentos e colaborações culturais. Em dois anos, milhares de brasileiros visitarão o Benin para conhecer nossa cultura, e muitos beninenses se interessarão em descobrir esta terra construída por nossos ancestrais. O Benin oferece diversas oportunidades de desenvolvimento que queremos compartilhar com os brasileiros. Faremos todo o possível para concretizar isso", concluiu o presidente do Benin.