Turismo

Ocupação hoteleira de Salvador atinge 68,38% em março e reflete impacto do Carnaval prolongado

Ocupação hoteleira de Salvador atinge 68,38% em março e reflete impacto do Carnaval prolongado
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

15/04/2025 4:47pm

Foto: Igor Santos / Secom PMS

A rede hoteleira de Salvador registrou taxa média de ocupação de 68,38% em março de 2025, um crescimento significativo em relação aos 61,27% registrados no mesmo mês de 2024. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela realização do Carnaval, que este ano ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), mesmo fora do período carnavalesco, a taxa de ocupação se manteve acima dos 66%, com picos superiores a 80% em datas específicas, como o fim de semana entre 14 e 16 de março. Isso indica que o crescimento no fluxo turístico se estendeu por todo o mês.

A diária média em março foi de R$ 850,35, influenciada pelo impacto do Carnaval no setor. Já o Revpar – receita por apartamento disponível – alcançou R$ 581,44, puxado especialmente pela valorização da diária. Sem considerar os hotéis de luxo, a diária média no período teria sido de R$ 660,45.

Os dados reforçam uma tendência de recuperação do setor hoteleiro da capital baiana. No acumulado do primeiro trimestre, Salvador registrou ocupação média superior a 70%, patamar semelhante aos índices de 2018 e 2019, antes da pandemia, e acima dos registrados nos últimos cinco anos.

Segundo o presidente da ABIH-BA, Wilson Spagnol, o próximo trimestre (abril a junho) será um período estratégico para a manutenção dos bons resultados. “É o momento mais desafiador do ano para a hotelaria, por ser de baixa estação. Por isso, ganham ainda mais importância as ações de promoção e a realização de eventos e congressos que ajudem a manter a ocupação e preservar os empregos do setor”, destaca.

Os números são provenientes da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH Bahia e ABIH Nacional. O levantamento é feito digitalmente, com dados enviados diariamente pelos estabelecimentos ao Portal Cesta Competitiva, e serve como termômetro para avaliar a evolução do turismo de hospedagem na cidade.