Cidade e turismo

Nova base náutica de Itaparica: licitação escolherá empresa responsável para administração

Nova base náutica de Itaparica: licitação escolherá empresa responsável para administração
Da Redação

Da Redação

24/01/2022 11:00am

A ilha de Itaparica ganhou uma nova base náutica neste sábado (22), entregue pelo Governo do Estado junto a Secretaria de Turismo. O projeto custou quase R$ 13 milhões, ofertados por recursos do programa Prodetur, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID), para impulsionar o turismo das águas na região, assim trazendo ainda mais visibilidade para a Baía de Todos os Santos. 

A base oferece 36 vagas secas em área aberta e píer com 114 vagas molhadas para embarcações. Apesar de já estar em funcionamento com serviço de vigilância, o porto está atualmente em trâmite para a abertura da licitação que escolherá a empresa privada que ficará a cargo da administração do equipamento.  

"A partir de hoje, começa um novo ciclo no turismo náutico da Bahia, com a oferta desse equipamento de padrão internacional, que pode ser comparado aos melhores do mundo. Essa é a primeira entrega do Governo do Estado, de um conjunto de 12 intervenções de infraestrutura turística e ações nas áreas da cultura e meio ambiente, para fomentar a economia regional", celebrou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.  

Além das vagas para as embarcações, a base oferece rampas móveis, cais de atracação flutuante, sede administrativa, posto de combustível e espaços para lojas, restaurantes e lanchonete. A Setur-BA ainda prevê a realização de projetos socioambientais na localidade. 

"Agora, o nosso município passa a ser um destino superqualificado no turismo náutico, o que abre caminho para outros atrativos que oferecemos, como a história, tradições e gastronomia. Esse movimento de visitantes vai gerar mais emprego e renda nas comunidades ", comemorou o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira.

A ilha de Itaparica é a maior ilha marítima do Brasil, possuindo um grande valor histórico, ela se mantém como destino fiel dos soteropolitanos e turistas.