Cidade e turismo

Live Tour Salvador percorre trecho da Colina Sagrada ao Humaitá nesta terça (6)

Live Tour Salvador percorre trecho da Colina Sagrada ao Humaitá nesta terça (6)
Da Redação

Da Redação

06/07/2021 10:30am

Depois de ter apresentado o Memorial Irmã Dulce na sexta-feira passada (2), o Live Tour Salvador prossegue na Cidade Baixa e parte da Colina Sagrada em direção à Ponta de Humaitá, nesta terça-feira (6), às 16h, para mostrar um pouco sobre a fé, o sincretismo religioso, a importância do Forte de Mont Serrat para a defesa da capital e o belo cenário em que ele está inserido. A apresentação – a quinta da série promovida pela Prefeitura, em parceria com a Abav-BA – será transmitida nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) do Visit Salvador da Bahia.

O historiador Murilo Mello vai relatar o início da tradicional Lavagem do Bonfim: na metade do século XVIII, o capitão português Theodósio Rodrigues de Faria sobrevive a uma tempestade marítima e traz de Setúbal, sua cidade natal em Portugal, para Salvador a imagem do Senhor do Bonfim. Após a construção da capela, iniciou-se a procissão que percorre os cerca de oito quilômetros entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada, levando religiosidade e também o caráter profano, festivo, que acabou marcando o evento.

Para Mello, relembrar os vários elementos que compõem a festa tem um cunho especial. “O Bonfim tem uma importância histórica para Salvador. A Lavagem e a Igreja do Bonfim fazem parte da identidade e memória da Bahia. São símbolos da nossa memória e identidade e têm uma importância fundamental para o nosso reconhecimento enquanto baiano”.

Para o guia de turismo Cleber dos Santos, que também participará da live, falar do Bonfim envolve a genuína fé dos baianos, o que atrai muito a curiosidade dos visitantes. “É uma parada obrigatória. Eu sempre destaco o sincretismo religioso, o surgimento da lavagem, das fitinhas, possibilitando que o visitante e o nativo conheçam um pouco mais essas curiosidades. Quando eu vou ao local com os turistas, eu vejo que eles se sentem energizados e hipnotizados ao conhecer um pouco do ritual e da cultura”.

Humaitá - Na edição desta terça, soteropolitanos e turistas também vão passear virtualmente pela Ponta de Humaitá e o Forte de Mont Serrat, muito importante para a defesa da cidade. O sítio histórico é composto ainda por um dos três faróis da capital baiana – o único com uma parte dentro do mar – e por um casarão antigo, que serviu de morada para o padre Antônio Vieira.

“Eu estou achando ótimo o projeto. Divulgar é sempre bom e participar de um bate-papo assim como esse tem sido uma grata oportunidade. Fico feliz em fazer parte do quadro”, diz Nivaldo Cerqueira, guia de turismo há quase 30 anos.

Incentivo – Esta será a quinta edição do Live Tour Salvador que, além do programa de abertura, contou com as histórias e propostas turísticas de Itapuã, Rio Vermelho, Beach Clubs e do Santuário de Santa Dulce dos Pobres.

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a iniciativa visa fortalecer o turismo da cidade, por meio de apresentações audiovisuais transmitidas pela internet. As lives são apresentadas pelo jornalista José Raimundo e, nesta edição, terá a presença do âncora Felipe Velozo.