Bahia se destaca nas buscas por viagens no feriado de Corpus Christi, aponta Decolar
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Foto: Reprodução / Vila Galé Salvador
A rede hoteleira de Salvador fechou o mês de maio de 2025 com uma taxa média de ocupação de 56,6%, número ligeiramente superior ao registrado no mesmo período do ano passado (54,34%), mas ainda inferior ao desempenho dos quatro primeiros meses do ano, quando o turismo de lazer impulsionou a demanda.
Tradicionalmente, os meses de maio e junho apresentam retração no fluxo turístico de lazer, o que faz com que o setor dependa mais fortemente do turismo de negócios e da realização de eventos corporativos e culturais na cidade.
A diária média no período foi de R$ 580,50, um aumento de 3,4% em relação a maio de 2024. Excluindo os hotéis de luxo da amostragem, o valor médio ficou em R$ 414,62. Já o RevPar (receita por apartamento disponível), indicador essencial para avaliar a performance hoteleira, fechou em R$ 328,57, o que representa crescimento de 7,7% na comparação anual.
O destaque do mês foi o feriado prolongado do Dia do Trabalho, no primeiro fim de semana de maio, que impulsionou a ocupação para cerca de 65%. Mesmo assim, os finais de semana registraram uma taxa média de apenas 51%, contra quase 59% nos dias úteis — reflexo direto do peso maior do turismo corporativo neste período.
Para Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), os dados são fundamentais para orientar decisões estratégicas. “A pesquisa ajuda os hoteleiros a avaliarem o desempenho de seus negócios ao longo do tempo, além de fornecer subsídios ao setor público na elaboração de políticas para os períodos de baixa e na área de apoio e infraestrutura”, pontua. Spagnol também afirmou que a ABIH-BA está em articulação para expandir o levantamento a outros polos turísticos da Bahia.
Os dados apresentados fazem parte da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH-BA em parceria com a ABIH Nacional. O estudo é abastecido diariamente e de forma digital pelos próprios hotéis no Portal Cesta Competitiva, oferecendo um retrato contínuo da atividade hoteleira na capital baiana.
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