Cidade e turismo

GASTRONOMIA, ATIVAR! Sul da Bahia recebe o XI Festival Sabores de Itacaré será realizado em outubro com novo tema e local

GASTRONOMIA, ATIVAR! Sul da Bahia recebe o XI Festival Sabores de Itacaré será realizado em outubro com novo tema e local
Marcello Fontes

Marcello Fontes

18/07/2025 3:05pm

Fotos: Tárek Roveran

Chega a sua 11ª edição o Festival Sabores de Itacaré, um dos maiores e mais importantes eventos essencialmente  gastronômicos da Bahia, que será realizado em duas etapas; a primeira, nos estabelecimentos, vai de 15 a 23/10 e a segunda, a Feira Gastronômica e Cozinha Show, entre os dias 24 e 26 de outubro. Situada na Costa do Cacau, no litoral sul do estado, cerca de 250 Km de Salvador, Itacaré é considerado um destino completo com uma enorme diversidade de praias exóticas, trilhas ecológicas na Mata Atlântica, passeios de aventura e esportes náuticos, turismo rural, patrimônio histórico e cultural. Com curadoria do chef baiano Júnior França, esta edição contará com renomados chefs locais e nacionais, aulas show, menus especiais em restaurantes e atrações musicais.

 Após um hiato de um ano, o evento retorna com novidades, entre elas a mudança do local, que será transferido da Praça São Miguel para a Praça da Mangueira, atendendo a demanda do público e do trade turístico (hotéis, lojas, bares, restaurantes e agências de viagens), responsável por movimentar a maior parte da economia da cidade, com geração de emprego e renda. 

Neste ano, o Festival Sabores de Itacaré seguirá o tema Cacau & Chocolate, que norteará todas as atividades do evento. Desse modo, os restaurantes participantes devem incluir em seus cardápios receitas - que podem ser inéditas ou adaptadas - , onde o fruto (cacau) e/ou o derivado (chocolate) sejam protagonistas, podendo variar entre a entrada, prato principal, sobremesas e drinks. 

Um chamamento público será aberto no dia 22 de julho e seguirá até o dia 1º de agosto para convocar os estabelecimentos a participarem do Festival. Os selecionados deverão criar ou reproduzir pratos promocionais de acordo com o tema, que estarão disponíveis para comercialização durante todo evento.

A vasta programação do XI Festival Sabores de Itacaré envolverá culinária, cultura e agricultura familiar.  Entre as atividades, destaque para as tradicionais aulas show - com ensinamentos de grandes chefs sobre técnicas avançadas de cozinha, além de interação e degustação -, feira gastronômica com a venda de pratos inscritos, artesanato, oficinas com foco na valorização dos produtos e produtores locais, além de apresentações musicais com nomes que ainda serão confirmados.

Outro mote do Festival é o fortalecimento da agricultura familiar. Pequenos e médios produtores e empreendedores, que são a principal fonte de fornecimento de insumos e serviços em Itacaré, poderão mostrar a riqueza, qualidade e variedade dos produtos da região, com opções de alimentos naturais e orgânicos para comercialização e degustação, além de oportunidades de negócios e networking com o setor público e privado, reforçando, assim, o compromisso do projeto que é estimular a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a saúde dos consumidores.

O XI Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da  Secretaria de Turismo de Itacaré com apoio do Governo do Estado da Bahia

“Já atuamos com tema cacau em outra edição do festival, e pensamos em chocolate para esta, mas, diante de sua complexidade de utilização em processo de pratos quentes e salgados, preferimos abrir para o tema cacau e chocolate. Assim a gente aumenta as possibilidades criativas dos estabelecimentos”, disse o chef Júnior França, curador.


"A geração de renda direta e indireta é a principal linha de crescimento econômico por meio do evento, que se consolida na sua 11ª edição. Um dos objetivos será o aumento do faturamento nos estabelecimentos participantes, com impulsionamento das vendas de produtos, artesanatos e insumos. Além de beneficiar o setor turístico em sua totalidade. Outra vertente que deve ser beneficiada é o setor turístico, como hospedagens, transporte local, guias, receptivos e agências de passeio. A expectativa é de um aumento entre 20% a 30% na taxa de ocupação hoteleira no período do Festival", salientou Marcos Souza, Secretário de Turismo de Itacaré.