Cidade e turismo

Fundação Casa de Jorge Amado é reaberta com festival no Pelourinho

Fundação Casa de Jorge Amado é reaberta com festival no Pelourinho
Da Redação

Da Redação

13/12/2024 8:00pm

Após nove meses de sua maior reforma, a Fundação Casa de Jorge Amado foi reaberta nesta quarta-feira (11) para convidados e para a imprensa. A partir desta quinta-feira (12), o espaço reabriu ao público, com entrada gratuita até sábado (14). Durante esse período, o público também pôde participar do Festival Uma Casa de Palavras, realizado em frente à Fundação, no Pelourinho, com feira gastronômica e apresentações musicais. O evento promoveu a obra de Jorge Amado ao unir três grandes marcos da cultura de Salvador: gastronomia, literatura e música.

Maior reforma desde a inauguração

A Fundação, inaugurada em 7 de março de 1987, passou pela maior restauração de sua história. Além das casas de números 49 e 51 — conhecidas como Casas Azul e Amarela do Largo do Pelourinho —, a sede foi ampliada com a integração do prédio de número 47, a chamada Casa Branca. Com isso, foram criados novos espaços expositivos, e o local ganhou mais acessibilidade, segurança e modernidade, incluindo um avançado sistema anti-incêndio e de monitoramento.

Legado e preservação cultural

Instalada em um imponente casarão colonial no coração do Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado foi idealizada para preservar e estudar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado e de sua esposa, a escritora Zélia Gattai. Desde sua criação, a instituição tem sido um ponto de referência para a cultura brasileira, mantendo viva a memória de um dos mais importantes escritores do país, que desejava que a casa fosse mais do que um museu: um espaço dinâmico de celebração cultural.