Cidade e turismo

FLICA 2025 anuncia autores independentes que lançarão obras durante o evento

FLICA 2025 anuncia autores independentes que lançarão obras durante o evento
Da Redação

Da Redação

09/10/2025 12:37pm

Foto: Matheus Landim / GOVBA

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) divulgou os 20 autores e autoras independentes selecionados para integrar a programação da Casa dos Autores e Autoras Baianas, espaço dedicado à produção literária contemporânea e plural. Os lançamentos acontecem no dia 24 de outubro, dentro da 13ª edição do evento, que será realizada entre os dias 23 e 26 deste mês, no município do Recôncavo baiano.

Os selecionados apresentam uma diversidade de gêneros e formatos — poesia, prosa, cordel, quadrinhos e literatura infantil —, refletindo a riqueza das vozes que compõem o cenário literário atual. A ação integra o edital voltado ao incentivo de escritores independentes e reforça o papel da FLICA como plataforma de visibilidade e circulação de novas narrativas.

Neste ano, o tema “Ler é Massa!” propõe ampliar o acesso à leitura e destacar a literatura como espaço de convivência, reflexão e prazer. Durante os quatro dias de programação gratuita, o público poderá acompanhar mesas de debate, lançamentos, contações de histórias, espetáculos e apresentações musicais, em diferentes palcos e tendas espalhados por Cachoeira.

A curadoria da edição é assinada por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato. Os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, a Fliquinha e a Geração Flica, além dos palcos Raízes e Ritmos, que recebem atividades artísticas abertas a todas as idades e com acessibilidade.

Entre os selecionados estão autores de diferentes gerações e origens, como Amilton Vieira de Santana (Ensaios Poéticos ou Filosóficos), Betania Rita Fernandes (Entre-Laços Quilombolas), Leila Rosa Soledade Teixeira (Eu Não Chorei), Manuel Souza Júnior (Como Conversar com Crianças sobre Racismo e Diversidade), Rubens Celestino (Teatro Negro, Memórias e Narrativas Orais Quilombolas), entre outros.

Realizada em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a LDM, livraria oficial do evento, a FLICA conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio do FazCultura, SecultBA, Sefaz e Governo Federal. A iniciativa integra o projeto Bahia Literária, da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria Estadual de Educação.

A FLICA, que chega à 13ª edição, reafirma seu papel como um dos principais encontros literários do Nordeste, promovendo a valorização da palavra escrita e o diálogo entre autores, leitores e comunidades.