Cidade e turismo

Festival Viva Salvador encerra comemoração dos 476 anos da capital baiana neste domingo (30) com eventos diversos

Festival Viva Salvador encerra comemoração dos 476 anos da capital baiana neste domingo (30) com eventos diversos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/03/2025 1:07pm

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

A Praça Thomé de Souza, também conhecida como Praça Municipal de Salvador, foi palco, ao longo do fim de semana, do Festival Viva Salvador 2025. A programação especial promovida pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), celebrou os 476 anos da capital baiana, comemorados no último sábado (29), e segue até este domingo (30), com uma grande festa de encerramento.

O festival reuniu turistas e moradores para apreciar apresentações musicais e atividades culturais em um dos cartões-postais da cidade. Além de contemplar o pôr do sol em um dos cenários mais icônicos de Salvador, o público curtiu uma programação eclética, com homenagens a grandes nomes da música brasileira e apresentações de artistas da cena contemporânea.

Na sexta-feira (28), a abertura ficou por conta de Will Carvalho, que emocionou o público com um tributo a Elis Regina. Em seguida, Márcia Short dividiu o palco com Cátia Guimma, Elaine Fernandes e Ellen Wilson no show Ary Barroso na Voz Delas, celebrando o legado do compositor sob diferentes timbres femininos.

No sábado (29), dia do aniversário da cidade, a festa se espalhou por Salvador, com eventos culturais, gastronômicos e esportivos. No Campo Grande, uma feira especial reuniu artesanato e gastronomia local. No mar, a competição de natação OceanMan movimentou a orla também na manhã do domingo, reforçando a vocação da cidade para o turismo esportivo.

Neste domingo (30), último dia do festival,  a corrida de rua Salvador 10 Milhas animou os amantes do esporte logo cedo, às 6h. A programação especial se encerra com o espetáculo A Benção, Salvador, que reúne grandes nomes da música brasileira, à noite. O palco da Praça Municipal recebe os shows de Pabllo Vittar, Russo Passapusso, Larissa Luz e Rachel Reis. Além disso, o Cortejo Afro, ÀTTØØXXÁ e Sued Nunes prometem levar ainda mais energia ao encerramento das comemorações.

O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou a importância do festival para a cidade. "O Viva Salvador reforça nossa identidade cultural e impulsiona a economia criativa. Foi uma programação diversa, que uniu música, esporte e gastronomia, celebrando a essência da capital baiana", afirmou.