Cidade e turismo

Festival de Dança Itacaré celebra 12ª edição com internacionalização e expansão cultural

Festival de Dança Itacaré celebra 12ª edição com internacionalização e expansão cultural
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

26/10/2024 1:36pm

A 12ª edição do Festival de Dança Itacaré marca um novo momento para o evento, que, enraizado no quilombo urbano Porto de Trás, consolida sua expansão internacional ao trazer para o sul da Bahia uma programação diversificada com artistas do Brasil e de outros cinco países. Com início em 28 de outubro e encerramento em 10 de novembro, o festival oferece atividades gratuitas e acessíveis para todas as idades, com apresentações em Itacaré e também em Ilhéus. A programação completa pode ser acessada no site oficial.

Sob o tema “Expande Expande”, a edição deste ano reúne dançarinos e coreógrafos de estados brasileiros como Bahia, Piauí, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais, além de talentos internacionais da Argentina, França, Costa do Marfim, Moçambique e Portugal. Durante os 14 dias de evento, o público terá acesso a uma agenda ampla, que inclui performances, espetáculos, intervenções, exibições de vídeo e oficinas-espetáculo, estas últimas permitindo uma construção artística colaborativa mediante inscrição.

A cerimônia de abertura oficial acontece em 6 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Porto de Trás, com a presença de autoridades e parceiros do evento, seguida pela apresentação do espetáculo “Ancestralidade em Movimento”, da artista baiana Edileusa Santos.

Com uma curadoria que valoriza a diversidade, o festival se destaca por dar voz a corpos dissidentes e por romper com os padrões hegemônicos da dança, como explica a idealizadora Verusya Correia: “Acreditar em relações democráticas e conectadas ao mundo contemporâneo é o que guia nosso processo curatorial. Nossa proposta é fortalecer estruturas plurais e explorar caminhos para a emancipação dos modelos coloniais”.

Ao longo dos seus 16 anos, o evento utiliza ruas, clubes, cabanas e o galpão do Porto de Trás para criar uma experiência única de dança. Neste ano, o evento atingiu um recorde de inscrições, com mais de 450 propostas recebidas de quatro continentes.

A visibilidade internacional do Festival de Dança Itacaré tem crescido, evidenciada pela participação de Verusya Correia em eventos globais. Em 2022, ela foi a única brasileira selecionada para o Programa Internacional de Visitantes da NRW KULTURsekretariat em Düsseldorf, Alemanha, e participou do Tanzmesse NRW. Em 2023, integrou a delegação brasileira na Bienal de Dança na África, em Moçambique, e em 2024 foi convidada pelo programa FOCUS do Institut Français, em Paris.

Realizado pela Casa Ver Arte com apoio da Prefeitura de Itacaré e incentivo do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023, o Festival de Dança Itacaré se firma como um evento de referência na dança contemporânea.