Foto: Reprodução/Instagram/@prefsalvador
Baianos e turistas lotaram as ruas do Rio Vermelho, em Salvador, para celebrar a Festa de Iemanjá, um dos eventos populares mais tradicionais da Bahia, neste domingo (2). Em 2025, a festividade completou 103 anos, trazendo o tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”.
A programação começou ainda na madrugada de sábado (1º), com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. No domingo (2), o principal presente para Iemanjá foi recebido com uma alvorada de fogos na Colônia de Pesca Z1, onde estiveram presentes diversas personalidades, incluindo a cantora e Ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O presente principal ficou no caramanchão até as 16h, ponto onde devotos e visitantes depositaram suas oferendas nos balaios organizados pelos pescadores. Após esse horário, a oferenda foi levada ao mar, conduzida até a embarcação que seguiu para o Buraco de Iaiá, formação rochosa em formato de concha, situada a 3 milhas náuticas da costa (aproximadamente 5 km).
Desde a madrugada de sábado, pescadores e colaboradores organizaram as filas dos fiéis e visitantes para a passagem pela Casa de Iemanjá e pelo tradicional Barracão, reforçando a importância cultural e religiosa da celebração.