Cidade e turismo

Exposição em Salvador inspirada em objetivos da ONU para um mundo melhor ganha tour virtual

Exposição em Salvador inspirada em objetivos da ONU para um mundo melhor ganha tour virtual
Da Redação

Da Redação

30/09/2021 10:00am

A exposição 17 ODS para um Mundo Melhor segue aberta gratuitamente na Praça Cairu (Comércio) até o dia 12 de outubro e acaba de ganhar uma versão virtual disponível para visita no https://www.17odsparaummundomelhor.com.br/. A opção de acesso online traz informações exclusivas, como depoimento em vídeo dos artistas escolhidos para pintar as esculturas. A mostra segue ainda de forma presencial tendo como cenário dois grandes cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo. Inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a mostra conta com 18 esculturas de globos terrestres ilustrados por artistas convidados.

O número total das obras expostas representa os 17 objetivos, e uma escultura de globo extra foi ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, convidado para pintar a peça que representa o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. 17 ODS para um Mundo Melhor conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e apoio local da Saltur, Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive e iniciativa da Toptrends, empresa especializada em unir marcas e causas através do marketing cultural, entre seus cases, a exposição CowParade Salvador.

“Com o tour virtual queremos democratizar ainda mais o acesso à exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, que foi concebida com o propósito de incentivar as pessoas a refletirem sobre a importância e urgência da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia", acrescenta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends.

A mostra propõe que as pessoas conheçam e reflitam sobre as ações elencadas pela ONU para melhorias no planeta. Em 2015, líderes mundiais dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global. Percebendo que os indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos eram pessimistas, a ONU propôs que seus 193 países-membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que esses países alcancem a sustentabilidade necessária, em todos os âmbitos, até 2030.

A exposição apresenta 18 globos terrestres, com 1,8m de altura cada, utilizados como suporte tridimensional para a criação artística. Tendo como disparador o plano global da ONU, um seleto grupo de artistas se apropriou da superfície dos globos para suscitar questões sociais, ambientais e econômicas, pautadas pelos 17 ODS. Entre as temáticas abordadas, estão Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Igualdade de Gênero, Fome Zero, Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento.

Artistas renomados, das mais variadas vertentes, foram convidados a utilizar os globos como suporte. Além de Menelaw Sete, Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN assinam as criações.