Espaço Conceito Latitude 13 recebe a exposição ‘Poéticas do Café’
Mostra reúne 25 obras de artistas plásticos baianos e fica em cartaz até agosto de 2022
Com doses de arte, cultura e café, o Espaço Conceito Latitude 13 recebe a exposição ‘Poéticas do Café’, um acervo de obras que abordam o universo do café sob óticas de diversos artistas plásticos baianos. Com curadoria da artista plástica Maria Luedy e produção da gestora de projetos culturais Sandra Galeffi, a mostra estreia para o público neste sábado, dia 19 de março, e fica em cartaz até o mês de agosto, com visitação aos sábados e domingos, das 11h às 18h, no formato de tour guiado de 30 em 30 minutos, com pequenos grupos.
“O Café Latitude 13 é uma marca que acredita na arte. A mostra reúne 13 artistas muito importantes e dedicados a sua arte e mostram as poéticas do café em suas diferenciadas expressões. O café é medieval, moderno, é contemporâneo! ”, afirma Maria Luedy.
‘Poéticas do Café’ contará com obras dos artistas Alessandra Menezes, Bel Borba, Daniela Steele, Gerson Lemos, Goya Lopes, Guache Marques, Juraci Dórea, Maninho, Maria Adair, Maria Luedy, Nanci Novais, Ray Vianna e Ricardo Franco. As obras, distribuídas em diversos ambientes do Espaço Conceito Latitude 13, estarão à venda, com comercialização direta com a curadoria e artistas, todas as obras têm certificado de autenticidade.
A mostra é uma imersão artística convidativa para apreciadores e amantes de um café especial, que poderão desfrutar de um ambiente tranquilo para apreciar boas xícaras de sabor, resultando em uma experiência inesquecível. O Espaço Conceito Latitude 13, - localizado na Rua João Pondé, 378, na Barra – é o local perfeito para sentir de perto a experiência, como os grãos, cafés moídos, produtos da linha artesanal e gourmet, e ainda itens colecionáveis para quem ama esse universo do café, aberto diariamente das 8h às 20h.
Exposição Poéticas do Café
Ricardo Franco e Danielle Steele trazendo a beleza das cores, das formas, das plantações do café, reinterpretada com suas técnicas | Guache Marques, a beleza gráfica da semente | Bel Borba a forma e a cor abstraída | Nanci Novais traz a embalagem, o tecido, o grão, a serigrafia gravada nos primeiros sacos de café, suas memórias de infância | Maria Luedy, com a profundidade de suas texturas feitas em papel de trapos do algodão, na Índia, lembra a beleza dos tons da flor, dos tons do café e com o seu pêndulo traz uma obra luminosa feita de filtros de café | Ray Vianna com seu olhar plástico, gráfico e escultórico, traduz em linhas curvas “os terroirs” do café e sua arquitetura inconfundível | Maria Adair com suas xícaras com grafismos pictóricos abordando a cultura do café | Alessandra Menezes com seu colorido tão próprio registrando aquele momento delicioso do ‘tomando um cafezinho’ | Maninho trazendo um pouco da cultura regional do carrinho de café. | Goya Lopes com suas estampas em tecidos « únicos » mostrando a mesa farta ao redor do café com as infindáveis guloseimas: bolinhos, pães, biscoitos... | Juraci Dórea, o nosso povo tão poético, tão próprio retratado em xilogravuras| Gerson Lemos usando ferro na cor do café fecha o ciclo contando a história através da lenda de Kaldi, o homem, a planta, a colheita, e a xícara que se multiplicaram em desenhos e formas ao longo dos séculos de existência do café.
Serviço
- O que: Exposição Poéticas do Café
- Onde: Espaço Conceito Latitude 13 - Rua João Pondé, 378, Barra
- Quando: 19 de março a 28 de agosto de 2022
- Horário: Sábados e domingos, das 11h às 18h, tour de 30 em 30 minutos, com pequenos grupos;
- Gratuito