O índice de chuvas em Salvador já triplicou a média histórica para novembro, informou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Até o momento, algumas localidades registraram mais de 319 mm de precipitação, enquanto o esperado para o mês era cerca de 108 mm.
Nas últimas 24 horas, os bairros com maior volume de chuva foram Imbuí (145 mm), Cabula (137,4 mm) e Pituaçu (134,4 mm). No acumulado mensal, os maiores índices foram registrados no Cabula (318,4 mm), Retiro (315 mm) e novamente Imbuí (302,2 mm).
Ações de emergência e orientação
Diante do risco de deslizamentos e desabamentos, sirenes foram acionadas em áreas vulneráveis, como Bom Juá, Baixa do Cacau, Voluntários da Pátria e Vila Picasso, situadas entre Lobato e Capelinha de São Caetano. A prefeitura disponibilizou abrigos para acolher famílias que precisaram deixar suas casas.
A Codesal orienta os moradores a ficarem atentos a sinais de risco, como rachaduras e inclinação de árvores. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado pelo número 199.