Cidade e turismo

Argentina, Chile e Peru abrem fronteiras para brasileiros

Argentina, Chile e Peru abrem fronteiras para brasileiros
Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

23/12/2020 4:15pm

Mesmo com restrições, brasileiros já se programam para passar as férias e festas de fim de ano na América do Sul. Com a retomada gradual do turismo, países como Argentina, Chile e Peru abriram as fronteiras para os viajantes. Porém, há restrições e protocolos que devem ser seguidos.

Na Argentina, por exemplo, brasileiros poderão desembarcar somente pelo Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, em Ezeiza, em Buenos Aires, além disso, devem apresentar um teste PCR negativo feito até 72 horas antes da partida, uma declaração legal preenchida eletronicamente até 48 horas do embarque e um seguro de saúde com cobertura para a Covid-19. Para o Chile, além das mesmas condições descritas acima, é necessário preencher o “Affidavit SAG” (declaração juramentada obrigatória para maiores de 18 anos) e apresentar no momento da chegada.

“Mesmo mantendo o distanciamento social e o uso de máscara obrigatório, muitas pessoas estão buscando alternativas para aproveitar o fim de ano de maneira segura. Alguns têm evitado aglomerações em destinos nacionais, como praias e resorts, optando por passeios urbanos e pontos turísticos a céu aberto, o que há muito na Argentina, Chile e Peru”, diz Luiz Cesar Giagio, diretor geral da Estação Férias Viagens e Turismo.

O executivo explica sobre a importância do viajante se manter atualizado quanto às regras de cada país que podem ser alteradas a qualquer momento. “Neste período, não é garantido confiar nas pesquisas realizadas pela Internet que, nem sempre, estão atualizadas ou corretas. Contratar o serviço de uma agência é primordial pois será o agente de viagens que informará sobre todos os procedimentos e restrições quanto à segurança, principalmente sanitária, verificando e acompanhando cada etapa da viagem”, afirma.

O setor do turismo foi um dos mais afetados durante o período de quarentena imposto pela pandemia do novo coronavírus. Porém, a recuperação já registra números positivos, conforme divulgado na sexta-feira (11), pelo IBGE. Segundo os dados, as atividades turísticas tiveram expansão de 7,1% em outubro, na comparação com setembro – sexta taxa positiva seguida. Em seis meses, o setor já avançou 102,6%.