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Startup POS CONTROLE capta três milhões de reais através do fundo baiano LH Tech Ventures, da LightHouse

Aumentar base de clientes e iniciar o processo de internacionalização estão entre os principais objetivos

Startup POS CONTROLE capta três milhões de reais através do fundo baiano LH Tech Ventures, da LightHouse
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/07/2023 5:45pm

Depois de multiplicar a operação em 263% no ano passado, a startup POS CONTROLE dá um passo importante em direção ao futuro: acaba de captar R$3.000.000 através do fundo LH Tech Ventures, da LightHouse. Avanços na oferta de produtos, crescimento da base de clientes e início do processo de internacionalização são os principais objetivos diante da negociação.

O POS CONTROLE é um sistema de ponto de venda (PDV) embarcado em máquinas de cartões de crédito modelo Smart que reduz custo da operação, uma vez que dispensa todos os equipamentos do ponto de venda, amplia mobilidade dentro e fora da loja física, melhora a experiência de compra, registra os produtos vendidos, emite as notas fiscais, ficha e pedidos, gera relatórios e gráficos on-line das vendas, diminui lixo eletrônico e uso de energia elétrica, além de agregar inteligência de dados no processo de gestão comercial dos clientes. 

"O Brasil é um dos maiores e mais sofisticados mercados de pagamentos eletrônicos da América Latina. Nos últimos anos, o mercado de adquirência - responsável por intermediar os pagamentos realizados com cartões de crédito e de débito -, tradicionalmente um duopólio, ampliou o seu set competitivo com o surgimento e crescimento de algumas fintechs de pagamento. O mercado de subadquirentes também se ampliou. Essa mudança favorece empresas como a POS CONTROLE, que tem um produto maduro tanto tecnológica quanto comercialmente, homologado em todas as grandes adquirentes brasileiras e comercializado amplamente”, explica Alexandre Darzé, sócio da LightHouse.

Com presença em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, a operação da startup foi iniciada em  2014, com o primeiro PDV. "Na sequência, integramos com os sistemas de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de todos os estados e fomos adicionando diversas outras conexões. Hoje nossa plataforma permite que nosso sistema de PDV seja instalado em praticamente todas as maquininhas do mercado brasileiro, de todas as adquirentes e todos os fabricantes. Temos versões também para operar em equipamentos tipo Mini PDV e Totens de autoatendimento”, explica Andréa Vieira, diretora da POS CONTROLE.

A atuação da empresa acontece diretamente no mercado mas, principalmente, através de revendas white label, quando a marca é retirada para dar lugar à marca do parceiro. A cartela de clientes é variada, contemplando food trucks, cafés e lanchonetes, redes e franquias como a Biscoitê, Desinchá, Coxa Coxinha e SOUQ, além de grandes estádios como Maracanã, Arena Fonte Nova, Arena Pernambuco e empresas que possuem operações espalhadas por todo o Brasil como a Sapore, multinacional de restaurante corporativo.

"Fornecemos aos nossos clientes uma experiência fantástica de atendimento na loja física, sem a necessidade de alteração em nenhum processo ou sistema atual, ou seja, nosso cliente adiciona o atendimento no PDV com mobilidade, segurança e baixo custo”, complementa a diretora.

Com um time de quatro sócios fundadores a startup, com estrutura em Salvador  (Hub Salvador) e São Paulo (Cubo), já está operando em teste em alguns países da América Latina, Europa e a internacionalização está entre os objetivos estratégicos para os próximos dois anos. No Brasil, entre os principais cases estão o sistema de ponto de venda de alimentos e bebidas em todas as 17 arenas das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Nos eventos esportivos foram implantados 1.100 PDVs, funcionando em 3 turnos, com mais de 5.000 operadores de caixa envolvidos no projeto. “Foi um big case onde nosso sistema teve a homologação da VISA internacional e foi um dos primeiros sistemas do Brasil a homologar com o Samsung Pay, um dos patrocinadores”, destaca Andréa.

A negociação com a LightHouse durou seis meses de acompanhamento e análise até a decisão. "Conhecemos bem o setor, a empresa e os sócios fundadores. Gostamos da solução e acreditamos que a empresa possui diferenciais competitivos fortes e está pronta para crescimento forte de sua base de clientes, inclusive fora do Brasil,  e ampliação da sua oferta de produtos”, finaliza Darzé.