A startup brasileira Biografia Preta, voltada para a educação e tecnologia, fez seu lançamento internacional nesta quinta-feira (14) ao apresentar a Wini.IA, uma inteligência artificial afroreferenciada, na Web Summit em Lisboa, considerada a maior feira de tecnologia e inovação do mundo. A plataforma oferece aos usuários a possibilidade de interagir e pesquisar sobre personalidades afro-históricas, como Maria Felipa, Luiz Gama e Machado de Assis, trazendo uma abordagem única e regionalizada com perfis específicos para o público nordestino, paulista, carioca e gaúcho.
A Wini.IA é pioneira em sua proposta de valorização da cultura negra por meio de uma inteligência artificial que conta com validação de dados realizada por pesquisadores negros, assegurando a precisão histórica e cultural. A iniciativa da Biografia Preta inclui ainda um espaço dedicado a biografias de personalidades afro e o primeiro metaverso afroreferenciado, promovendo acesso gratuito à cultura afro-brasileira e à história por meio de uma plataforma inovadora e acessível, disponível em biografiapreta.com.br.
Criada em dezembro de 2022 e liderada por Leo Oliveira, Mel Campos e Tata Ribeiro, a Biografia Preta é a primeira EdTech brasileira a integrar inteligência artificial, blockchain e curadoria de conteúdo com o objetivo de apoiar o cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatória a inclusão de temas afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar. Leo Oliveira, fundador e coordenador de desenvolvimento, vê no lançamento internacional uma oportunidade de levar a inclusão digital e social para além das fronteiras brasileiras: "Apresentar nossa plataforma no Web Summit é conectar tecnologia à memória e transformar a educação. Queremos mostrar ao mundo que a tecnologia pode e deve estar lado a lado com a inclusão e o respeito à diversidade", afirma Oliveira.
A equipe da Biografia Preta é formada por especialistas em diversas áreas, incluindo Tata Ribeiro, designer e gerente de projetos, e Mel Campos, estrategista criativa com MBA em Diversidade e Inclusão. A startup também conta com a expertise de Ana Dindara, pesquisadora em arqueologia e comunicação, e Caroline Vilas Bôas, responsável pelo marketing digital e assessoria de imprensa.
Além de contribuir para a valorização da cultura afro-brasileira, a Biografia Preta também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo educação de qualidade, inovação e inclusão social. Com uma crescente comunidade de mais de 31 mil seguidores e mais de 3 milhões de visualizações de seu conteúdo audiovisual, a plataforma oferece tanto conteúdos gratuitos quanto premium, democratizando o acesso ao conhecimento afroreferenciado.
A Biografia Preta posiciona-se como uma resposta à crescente demanda por uma educação equitativa e inclusiva, e seu lançamento no Web Summit em Portugal é um marco importante para a EdTech, que busca ampliar o impacto da cultura afro-diaspórica globalmente.