Tecnologia

Startup baiana é indicada à COP 30 com solução em economia circular

Startup baiana é indicada à COP 30 com solução em economia circular
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/09/2025 7:35pm

Foto: Divulgação / Vert Soluções Ambientais

A Vert Soluções Ambientais, startup localizada no Hub da Construção do Sinduscon-BA, com apoio do Crea-BA, foi indicada para a COP 30 com o case “Transformação de resíduos complexos em novos produtos”. O projeto ganhou destaque nacional e internacional, sendo selecionado entre 42 milhões de iniciativas de mais de 60 países.

A proposta da Vert tem como base a economia circular e mostra que é possível transformar resíduos industriais de difícil destinação em novos materiais com alto desempenho técnico. As placas desenvolvidas pela empresa apresentam resistência mecânica, impermeabilidade e propriedades anti-chamas — características que permitem sua aplicação em setores como construção civil, infraestrutura, logística, agroindústria e mobiliário, substituindo materiais convencionais menos sustentáveis.

Localizada no Hub da Construção, espaço de fomento à inovação mantido pelo Sinduscon-BA, a Vert integra um ecossistema com 30 startups voltadas ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas para o setor. O reconhecimento do seu projeto reforça o papel estratégico do hub na promoção da transição ecológica a partir da indústria da construção.

Antes da indicação à conferência climática, a startup já havia sido premiada com o 2º lugar no Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável – Uma gota de ação, um oceano de mudança.

Na COP 30, que será realizada em Belém (PA), a Vert levará uma proposta robusta, que une inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e impacto social. A participação da empresa coloca a Bahia em evidência no cenário da inovação sustentável, mostrando que soluções relevantes para os desafios ambientais globais também podem nascer fora dos grandes centros urbanos.