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Spotify: assinaturas de podcasts são lançadas nos EUA

Spotify: assinaturas de podcasts são lançadas nos EUA
Da Redação

Da Redação

27/08/2021 11:30am

Em abril passado, o Spotify oficializou o lançamento e iniciou os testes do seu serviço de assinatura de podcasts — similar ao introduzido pelo Apple Podcasts. Hoje, a rede está abrindo o acesso definitivo às assinaturas para todos os criadores de conteúdo nos Estados Unidos.

Por meio da ferramenta de edição de podcasts do Spotify, a Anchor, criadores de todos os tamanhos serão capazes de cobrar por episódios e torná-los exclusivos para assinantes.

Segundo o Spotify, desde o início dos testes, mais de 100 podcasts adotaram as assinaturas. A empresa ainda disse que está recebendo feedbacks dos criadores para melhorar cada vez mais o serviço, a medida que ele se torna amplamente disponível.

Antes, criadores podiam escolher entre um dos três patamares de preços: US$3, US$5 ou US$8 por mês. Mas a empresa aprendeu que eles queriam ainda mais flexibilidade nos preços, e é por isso que, agora, expandiu o leque de valores disponíveis para 20 opções — começando com US$0,50 e indo até US$150. Contudo, ela disse ainda estar estudando os patamares de preço a serem oferecidos.

Também será possível conceber aos assinantes acesso a um feed RSS privado que pode ser usado por ouvintes que preferem usar um aplicativo de podcast diferente do Spotify. Além disso, será possível fornecer um endereço de email aos podcasters para que eles lhe ofereçam ofertas ou benefícios extras — algo que beneficiará a comunicação e a integração entre os criadores de conteúdo e os ouvintes.

Como já dissemos anteriormente, a plataforma do Spotify de assinaturas de podcasts tem uma política de preços um pouco mais acessível que a do Apple Podcasts. Enquanto a Apple come de 15% a 30% da receitas mensal dos podcasters, o Spotify só começará a cobrar uma taxa após dois anos de serviço (ou seja, somente em 2023) — que, vale notar, deverá ser de apenas 5%.

A empresa disse que expandirá ainda mais o acesso às assinaturas de podcasts para ouvintes internacionais a partir do dia 15 de setembro. Mais para frente, criadores internacionais também terão acesso à plataforma.