Para celebrar a Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Complexo Pequeno Príncipe promove, de 4 a 7 de outubro, uma série de lives com nomes de peso que discutem o tema em diversas frentes, como o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e o médico Rodrigo Vianna, diretor do Miami Transplant Institute (MTI). A iniciativa da instituição valoriza a criatividade, o desenvolvimento científico e a inovação, em especial na assistência de crianças e adolescentes.
As lives são uma oportunidade para uma ampla troca de conhecimento, além de trazer debates atuais sobre como a pesquisa vira tecnologia e o futuro da educação no mundo digital. O evento é destinado a todos que tiverem interesse pelo tema, desde profissionais de saúde, pesquisadores, até crianças e jovens.
Em 2004, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), instituiu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o intuito de levar esses temas à população em geral. A participação do Pequeno Príncipe nessa mobilização reforça o compromisso da instituição em inovar no cuidado da saúde de crianças, adolescentes e do planeta com excelência técnica-científica e humanização.
“A instituição é pioneira em humanização, cultura, educação e pesquisas que salvam e mudam a vida de diversas famílias, entre tantas outras iniciativas que nascem e acontecem no Complexo. Nosso desafio é ter uma estratégia de inovação para continuarmos nos reinventando por mais 100 anos”, enfatiza a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.
A programação, totalmente on-line, será transmitida pelo aplicativo Zoom de forma gratuita e as inscrições para cada evento deverão ser feitas pelo link: pequenoprincipe.org.br/mes-da-inovacao-no-pequeno-principe/.
Confira os demais palestrantes e temas abaixo:
4/10 às 19h – Futuros desejáveis para a educação no mundo digital
Lígia Zotini: pesquisadora de futuros e fundadora do Voicers
5/10 às 19h – Inovação e novas práticas para transplante de órgãos
Rodrigo Vianna: diretor do Miami Transplant Institute (MTI)
6/10 às 19h – Pesquisa e inovação para o desenvolvimento de novos fármacos
Prof. João Batista Calixto: diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP)
7/10 às 20h – Ciência e inovação para o futuro do Brasil
Prof. Renato Janine Ribeiro: presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação do Brasil
Escritório de Inovação do Pequeno Príncipe
A inovação está no DNA centenário do Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, que junto com as Faculdades e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, formam o Complexo Pequeno Príncipe. Em 2020, a instituição iniciou um novo século e com ele, a formalização e inauguração do Escritório de Inovação que potencializa a capacidade do Complexo em lançar novos olhares sobre a prática da assistência infantojuvenil.
A estrutura de atuação do Escritório de Inovação é distribuída em seus quatro eixos: Cultura de Inovação, Inovação Aberta, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, e Eventos e Redes de Inovação Os projetos e atividades da área são desenvolvidos para o benefício da sociedade e visando à proteção da saúde das crianças, dos adolescentes e do planeta.
Entre as iniciativas em implantação estão a tecnologia TytoCare que é utilizada para telemedicina conectando médicos e pacientes, e a solução brain4care que monitora a pressão intracraniana de forma totalmente não invasiva. Também estão em andamento a parceria da Faculdades Pequeno Príncipe com o Google for Education; o Centro de Simulação Realística para educação continuada; o estudo em cavalos do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe no desenvolvimento de anticorpos contra o coronavírus; além do Centro de Diagnóstico Avançado Pequeno Príncipe – Laboratório Genômico.