Tecnologia

Senai Cimatec realiza aula pioneira no metaverso em Salvador

Senai Cimatec realiza aula pioneira no metaverso em Salvador
Da Redação

Da Redação

25/03/2022 8:30pm

O Centro Universitário Senai Cimatec realizou na última quinta-feira (24) a primeira aula de ensino superior no metaverso. A ação foi realizada na localidade de Salvador. 

A aula trouxe o tema “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões para a indústria automotiva”, sendo conduzida pelo professor Dr. Marcus Mendes e pela idealizadora do projeto, a professora Dr.ª Ingrid Winkler, que lidera o grupo de pesquisa “Realidade Virtual e Realidade Aumentada para inovação na Indústria, Saúde e Educação” na instituição e coordena mestrado e doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial.

Em entrevista, divulgada no portal oficial da empresa, a pesquisadora contou suas perspectivas para o projeto. 

“Os ambientes de realidade virtual abrem um novo horizonte de possibilidades que vão além do entretenimento. Estamos pesquisando como isso pode trazer ganhos para a indústria automotiva, que vão desde aumento da produtividade e bem estar do trabalhador, redução de custos e até redução da pegada de carbono”, explicou Winkler.

Os cursos escolhidos para a experiência foram o de graduação em Engenharia de Produção e Engenharia Automotiva, e o doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) que se reuniram em uma sala virtual personalizada. O espaço escolhido foi o Horizon Workroom, plataforma criada pelo Facebook, atual grupo Meta, para a realização de reuniões com projeção de apresentação e tecnologia de áudio espacial, com experiência de áudio 360º.

“Foi uma honra participar da estreia do ensino superior no metaverso! Sem dúvidas, o início dessa pesquisa aplicada poderá quebrar alguns paradigmas, reduzir distâncias, tempo para tomada de decisões e irá abrir portas para novas possibilidades e modelos de ensino, mais horizontais, circulares e inclusivos”, afirmou Átila Lage, estudante de Engenharia de Produção e estagiário da empresa.