Tecnologia

Secretaria da Educação lança Hackathon para estudantes e educadores

Secretaria da Educação lança Hackathon para estudantes e educadores
Da Redação

Da Redação

11/06/2023 9:33pm

Estudantes e educadores da rede estadual de ensino podem fazer as inscrições para o Hackathon Independências, ação desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem como objetivo estimular a inovação, criatividade, desenvolvimento do pensamento crítico e a busca por soluções rápidas para os problemas sociais, além de fomentar a educação digital nas escolas públicas.

Para participar, é preciso formar uma equipe, composta obrigatoriamente por dois estudantes e um educador responsável, preencher o formulário online e enviar os documentos necessários. Serão selecionadas até 54 equipes, duas por cada Território de Identidade.  A divulgação das equipes aprovadas será no dia 5 de julho.

Motivada pela comemoração dos 200 anos de Independência da Bahia, esta ação explora o conceito de independência de forma ampla, permitindo o desenho de soluções que melhorem a autonomia de indivíduos e grupos populacionais, em especial a emancipação de populações vulneráveis. 

As 3 equipes melhor classificadas serão premiadas com assinaturas da plataforma de cursos em Tecnologia Alura, para aprimoramento de suas habilidades, além de um período imersos em Cultura Maker no Maria Felipa LAB no Instituto Anísio Teixeira, onde terão acompanhamento para desenvolvimento de projetos em Cultura Maker em suas escolas durante todo o ano.

“O Hackathon Independências desafia estudantes e professores a pensarem em soluções através das quais eles possam provocar mudanças na realidade e, no sentido bem amplo da palavra independência, construir autonomia, seja na área energética, de separação e desigualdade, e várias outras possibilidades da gente, gradualmente, ir construindo e consolidando a independência, que começou há 200 anos, com o 2 de Julho e continua em processo de  construção”, afirmou o diretor geral em exercício e diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Rubim.