Tecnologia

O que o seu filho pediu de Dia das Crianças?

Sua criança gosta de ser ativa nas redes sociais? Saiba como protegê-la

O que o seu filho pediu de Dia das Crianças?
Da Redação

Da Redação

15/10/2021 4:45pm

A atividade dos jovens nas redes sociais já é uma realidade constante, crianças que já “nascem” com uma maior facilidade para a tecnologia, aumentando também a disposição aos seus riscos. 

A oitava edição da TIC Kids Online Brasil 2019 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) demonstra que 89% das crianças e dos adolescentes são usuários de Internet. O Cetic.br acompanha o desdobramento dos efeitos tecnológicos em aspectos econômicos e sociais, e o TIC Kids é um projeto que averigua as oportunidades e riscos associados ao uso da Internet por jovens de 9 a 17 anos no Brasil. 

Esse constante e normalizado acesso a redes pelos pequenos favorece não somente o alcance ao entretenimento e a educação, tendo em vista o contexto atual das atividades onlines, mas também tem favorecido a atuação de pessoas mal-intencionadas e perigosas. 

Se tornando assim alvos fáceis para Grooming, termo utilizado para designar pessoas que buscam atrair menores na Internet (redes sociais, sites de jogos, animações, etc) com o objetivo de se aproveitarem para fins sexuais, além de atuarem na busca de fotos, vídeos íntimos e até mesmo contato físico com os menores. 

É importante redobrar a atenção não só com a fiscalização dos atos desenvolvidos pelo menor e/ou seus seguidores, como as redes que utilizam e a idade apropriada de conteúdo, mas também na condução e orientação dos filhos acerca dos perigos que podem ser encontrados nas redes sociais. 

Demonstrando a importância da mediação dos pais no uso das redes, como afirma  o advogado especialista em Crimes Virtuais e Cibernéticos, Leonardo Britto: “Essa é uma forma de proteger a integridade psicológica dos mesmos aos conteúdos ofensivos, bem como evitando exposição de imagens em perfis públicos”. 

O advogado, que possui experiências em casos envolvendo a proteção de menores, fala que existem medidas para penalizar aqueles que cometerem o crime. “Para esta situação aplica-se os dispositivos constantes do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8.069/1990)”, complementa.


Para mais informações sobre cuidados com a criança nas redes sociais: 

Contato - (71 )99198-6602 , Leonardo Britto