Tecnologia

Nasa lança novo telescópio na manhã de Natal

Nasa lança novo telescópio na manhã de Natal
Da Redação

Da Redação

25/12/2021 10:00am

A Nasa lançou nesta manhã de Natal (25) o telescópio James Webb, ele substituirá o Hubble. A operação custou R $60 bilhões e uma década de planejamento. 

O Hubble foi lançado em 1990, agora 30 anos depois o novo telescópio irá ampliar a possibilidade de vislumbrar e fotografar novas estrelas e galáxias. O James Webb foi desenvolvido pela Nasa em parceria a agências europeias e canadenses, a esperança é que o novo telescópio supere o venerável Hubble que respondeu perguntas inimagináveis como “Com que rapidez o universo está se expandindo?”.

Hubble em sua antiga tecnologia descobriu as luas de plutão e a existência de buracos negros no núcleo das galáxias, com o avanço surgem novas perguntas que os astrônomos esperam que a tecnologia avançada do JW responda, será possível conhecer o passado e descobrir como nosso universo surgiu. A galáxia mais antiga que o telescópio Hubble fotografou existiam cerca de 400 milhões de anos após o Big Bang. Com sua capacidade aprimorada de gerar imagens de luz infravermelha, o JWST poderá ver estrelas e galáxias muito mais antigas —aquelas que nasceram 200 milhões de anos após o Big Bang— talvez até mais velhas.

O James Webb ficará localizado cerca de um milhão de milhas mais longe do Sol do que a Terra.

Estaremos esperando novidades em até cinco anos.