Tecnologia

Mercado investe em tecnologia para ajudar no combate ao novo coronavírus

Pandemia reforça cuidados e cria novas oportunidades em mercados de tecnologia, saúde e bem-estar

Mercado investe em tecnologia para ajudar no combate ao novo coronavírus
Da Redação

Da Redação

26/05/2021 12:30pm

O ano de 2020 exigiu, sobretudo, capacidade de nos adaptarmos após a chegada do coronavírus. E o mercado mundial precisou encontrar formas de ajudar a população no combate a pandemia e a evitar a infecção. Em números que demonstram a seriedade da tecnologia ultra violeta (UV), o mercado global de equipamentos de desinfecção deve atingir US﹩ 3,4 bilhões (aproximadamente 19 milhões de reais) até 2026, de acordo com a Allied Market Research. A luz ultravioleta é reconhecida cientificamente por ser capaz de inativar vírus e eliminar bactérias de forma rápida e eficiente. A radiação que ela emite destrói o DNA ou o RNA dos microrganismos prejudiciais à saúde. Além de ser segura e confiável, pode ajudar na prevenção de diversas doenças - entre elas, a Covid-19.

Marcio Pacheco, sócio da startup UOVO Labs, acredita que o mercado de desinfecção por UVC está em alta no país e no mundo. "Quanto mais as pessoas têm o conhecimento sobre a contaminação de vírus e bactérias em sua saúde, naturalmente elas reforçam seus hábitos de limpeza", destaca Márcio Pacheco.

Dificilmente alguém que frequenta as redes sociais ou os portais de notícias não tenha passado os olhos pelas palavras "Tyvek" ou "macacões de Tyvek". Um dos maiores aliados do ser humano na proteção contra a Covid-19 é também um dos materiais mais versáteis que existem no planeta - e amplamente utilizado na indústria brasileira, pois é feito de fibras de polietileno trançado de alta densidade. Entre suas principais características estão a leveza, a durabilidade e a impermeabilidade, além de ser 100% reciclável.




Soluções

No mercado brasileiro alguns produtos se destacam, como o UOVO, primeiro eletrodoméstico brasileiro que elimina vírus e bactérias, incluindo o coronavírus. O formato esférico, como um ovo, com capacidade de 15,5 litros do modelo permite inclusive que compras de mercado, frutas, bebidas, mamadeira, chupetas, celular, carteira, chave, óculos e etc. possam ser colocados no UOVO sem nenhum risco à saúde. A luz UVC destrói a camada protetora e material genético de agentes causadores de doenças, inativando a ação do microrganismo. Objetos expostos à luz ultravioleta têm 99,99% dos vírus, bactérias, fungos, ácaros e germes de forma geral a que foram expostos inativados.

O Tyvek®, na verdade, não é só o nome de um material, mas uma marca registrada: criado em 1965 pela multinacional DuPont. "É um material incrível e está presente em uma infinidade de aplicações em nossas vidas, como embalagens, roupas de proteção dos trabalhadores, revestimentos de estruturas, artigos de decoração, roupas, eletrônicos, embalagens, pulseiras, etiquetas, carteiras, rótulos e muito mais", explica Marina Valente, gerente de contas DuPont™ Tyvek® para América Latina.

A sustentabilidade e a impermeabilidade foram alguns dos principais pontos que fizeram com que a feito brasil, marca paranaense de cosméticos veganos, escolhessem o Tyvek®️. Inspirados nos rótulos de equipamentos de segurança e à procura de um material que se assemelhasse à textura de papel ou fibras, o material compõe os rótulos da coleção Alegria de-Ver-o-Peso, que contempla nove produtos, entre cremes, sais de banho, esfoliante corporal e repelente perfumado. "A intenção foi trazer um material resistente, sustentável e ao mesmo tempo bonito, que permitisse que os produtos estivessem embelezando o banheiro sem o risco do rótulo se desfazer com água", explica Giulio Peron, CEO da CASA feito brasil.

Sobre a DuPont
A DuPont (NYSE: DD) é líder global em inovação com materiais e soluções baseados em tecnologia que ajudam a transformar as indústrias e a vida cotidiana. Nossos funcionários aplicam ciência e experiência diversificada para ajudar os clientes a desenvolver suas melhores ideias e fornecer inovações essenciais nos principais mercados, incluindo eletrônicos, transporte, construção, água, saúde e segurança do trabalhador. Mais informações sobre a empresa, seus negócios e soluções podem ser encontradas em https://www.dupont.com. Os investidores podem acessar as informações incluídas na seção Relações com Investidores do site https://www.investors.dupont.com .