Tecnologia

Leilão da internet 5G acontece nesta quinta; saiba quais serão as novidades

Leilão da internet 5G acontece nesta quinta; saiba quais serão as novidades
Da Redação

Da Redação

03/11/2021 11:00am

O Brasil deu mais um passo para modernizar o uso de internet em todo território verde-amarelo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza, na próxima quinta-feira (4), o leilão das frequências para o novo padrão de conectividade móvel que trará internet de alta velocidade para o Brasil, o 5G. A previsão é que o certame se inicie às 10h com a abertura das propostas já apresentadas.

O formato envolve 15 empresas interessadas em participar do certame, que enviaram propostas com seus lances no último dia 27. Nos próximos dias, a Anatel vai analisar toda a documentação entregue para se certificar de quais empresas cumpriram todos os requisitos exigidos pelo edital. Em caso de descumprimento, a empresa ou o grupo podem ser desclassificados.

De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, acredita que até julho de 2022, as capitais das 27 unidades federativas do país já estarão com a oferta do 5G. Cabe lembrar que, dos 15 interessados nas faixas do 5G, apenas cinco são de operadoras que já atuam no Brasil, como Tim, Claro e Vivo. Os demais são empresas ou consórcios com potencial para se tornarem novos operadores no país.