Tecnologia

Iniciativa inédita no Brasil, Quicko app chega a Salvador e Lauro de Freitas

Iniciativa inédita no Brasil, Quicko app chega a Salvador e Lauro de Freitas
Da Redação

Da Redação

08/10/2021 12:30pm
Usuários do Quicko app em Salvador e Lauro de Freitas passam a acompanhar informações em tempo real sobre quantos minutos faltam para a chegada do próximo trem e a lotação dos vagões do Metrô Bahia. Inédita no Brasil, a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Consórcio CCR Metrô Bahia e a Quicko. A novidade, somada às outras ferramentas disponíveis no app, consolida o Metrô Bahia e a Região Metropolitana de Salvador como a vanguarda na adoção da tecnologia e da inovação em mobilidade urbana.

Com o tempo real e a lotação dos trens na palma da mão, o usuário poderá escolher o melhor momento e os vagões mais vazios para fazer sua viagem. A facilidade, inclusive, permite deslocamentos mais seguros, no momento em que a pandemia perde força, mas o coronavírus ainda circula e exige que todos continuem tomando cuidado.

Para acessar as informações no Quicko app, o usuário pode clicar no botão "linhas" na parte superior da tela inicial. No campo de busca, basta digitar metrô e escolher a linha e o sentido desejado. Outro caminho é clicar no botão "mapa" na parte inferior da tela inicial, escolher a estação pelos pins e depois o sentido desejado.

Bilhetagem

A parceria entre o Consórcio Metrô Bahia e a Quicko também oferece a melhor experiência de bilhetagem no transporte público do Brasil. Além da compra digital de créditos para o cartão CCR Metrô Bahia, disponível inclusive com o PIX, o usuário também pode conferir o saldo e o extrato do cartão, fazer o bloqueio e o desbloqueio e cadastrar o CPF. Assim, é possível recuperar em créditos o valor usado para a adquirir o cartão e ainda resgatar o saldo em caso de perda ou furto.



Nova funcionalidade do app

Pesquisa recente feita pela startup brasileira de mobilidade aponta que 62% dos usuários na cidade tiveram uma excelente experiência na compra digital de créditos do metrô durante a pandemia, enquanto 73% avaliam como positiva a experiência geral de uso do app em Salvador. A Quicko é hoje o principal canal digital de compra de créditos para o transporte público em Salvador.

"A região metropolitana de Salvador tem avançado muito na adoção da tecnologia para melhorar a experiência das pessoas que usam transporte público", pontua Pedro Somma, CEO da empresa. "Com essa parceria entre a Quicko e o Metrô Bahia, estamos conseguindo oferecer para os usuários a melhor plataforma de mobilidade do país."

Sobre a Quicko: A Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, informações em tempo real sobre o horário de chegada do transporte público, sugestões de rotas intermodais e localização de estações de compartilhamento de bicicleta. Além disso, o passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.



Criada em setembro de 2018, quando recebeu um aporte inicial de US﹩10 milhões, a Quicko lançou o seu aplicativo no mercado em novembro de 2019. A startup nasceu da parceria entre o Grupo CCR e a J2L Partners para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público. Já no início de 2021, a empresa recebeu uma rodada series B de R﹩100 milhões. Hoje, a empresa possui mais de 80 colaboradores e atua em nove cidades do Brasil, disponibilizando o app gratuitamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Salvador. Acesse quicko.com.br e saiba mais.