Tecnologia

Ifood se torna a primeira empresa autorizada a realizar entregas por meio de drones no Brasil

Ifood se torna a primeira empresa autorizada a realizar entregas por meio de drones no Brasil
Da Redação

Da Redação

23/01/2022 2:00pm

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, autorizou nesta sexta-feira (21) a empresa iFood a realizar entregas por meio de drones, tornando-se a primeira no Brasil. 

A autorização se restringe ao modelo DLV-1 NEO, em rotas BVLOS, ou seja, além da linha visual do piloto. O drone poderá percorrer apenas distâncias de até 3 km, com cargas de até 2,5 kg.

A iFood estará realizando o feito em parceria com a Speedbird Aero, empresa especializada para a operação dos drones. Sendo administrado também pelas Superintendências de Aeronavegabilidade (Sar) e de Padrões Operacionais (Spo) da Anac.

“É uma conquista única para o Brasil. Esse é um marco histórico na aviação, mas também no desenvolvimento da sociedade. É o início de uma mudança que agilizará as entregas com o uso de um modal aéreo em parte das rotas”, diz Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

Para conseguir a autorização, a empresa já vinha realizando testes em rotas experimentais, com autorização da Anac, há dois anos. Com testes pioneiros em entregas intermunicipais como entre Aracaju(SE) a Barra dos Coqueiros (SE) e Campinas-SP.