Tecnologia

Hackers tentam invadir sistema do Tesouro Nacional, diz Ministério da Economia

Hackers tentam invadir sistema do Tesouro Nacional, diz Ministério da Economia
Da Redação

Da Redação

16/08/2021 2:30pm

O Ministério da Economia informou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi alvo de um ataque cibernético na noite da última sexta-feira (13).

Segundo nota divulgada pela pasta neste sábado (14), no ataque, foi utilizado um ransomware, um tipo de vírus que impede o acesso às informações armazenadas em um dispositivo.

Nesse tipo de ataque, os cibercriminosos geralmente tentam forçar a vítima a pagar para resgatar o acesso ao sistema.

Conforme o Ministério da Economia, "medidas de contenção" foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso.

Ainda segundo a pasta, especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital estão avaliando os "efeitos da ação criminosa". O Ministério não deu mais detalhes a respeito dos possíveis danos causados pelo ataque cibernético.

"Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas", diz a nota da Economia.

Nota

Leia a íntegra da nota do Ministério da Economia sobre o ataque hacker:


Foi identificado na noite de sexta-feira (13/8) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional.

As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada.

Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital.

Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.

Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência.