Tecnologia

Conheça a primeira edição do "AfroGames De Portas Abertas"

Público vai poder testar e avaliar os cinco jogos produzidos por alunos do curso de programação

Conheça a primeira edição do "AfroGames De Portas Abertas"
Da Redação

Da Redação

19/05/2021 1:35pm
O AfroGames, projeto social criado em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae, apresenta nos dias 20 e 21 de maio a primeira edição do "AfroGames De Portas Abertas". O evento vai exibir os cinco jogos desenvolvidos em apenas três meses pelos alunos do curso de programação. Os jogos Bunny Adventure, Save Easter, Em Busca do Ovo Lendário, The Crazy Rabbit, na modalidade plataforma 2D, e o Choco, game de Tycon, todos ainda em fase de finalização estarão disponíveis para testes online junto com um formulário de avaliação no https://linktr.ee/afrogamesdev


A exposição acontecerá na próxima quinta-feira (20 de maio), das 10h45 às 15h15, seguida de live no Instagram com perguntas abertas ao público e direcionados aos alunos desenvolvedores e professores. Já na sexta, 21 de maio, a apresentação vai do meio-dia às 15h, seguida de live na Twich, com um bate-papo com os criadores sobre o processo de desenvolvimento dos games, e fecha o dia com gameplay dos jogos.

O projeto, que nasceu em maio de 2019 da amizade de Ricardo Chantilly, empresário do show business, e José Junior, CEO do AfroReggae Audiovisual, tem o objetivo de capacitar e profissionalizar os jovens da favela de Vigário Geral para atuarem no mercado dos esports. Para Chantilly, diretor do AfroGames, esse lançamento reforça a principal missão que é dar visibilidade e oportunidades aos jovens para serem inseridos no mercado de trabalho. 

"É um grande prazer e uma felicidade enorme poder apresentar "Portas Abertas". Ver jovens com média de 16 anos, que há bem pouco tempo mal sabiam sequer ligar os computadores, e em menos de três meses já conseguem desenvolver jogos é a confirmação que o trabalho vem sendo bem feito. Para nós, oferecer oportunidades e ver esses jovens crescendo não tem preço, é um sonho se tornando realidade."

O AfroGames chega ao seu segundo ano de funcionamento com cursos de Programação de Computadores, Inglês, Fortnite e League of Legends, para 100 jovens de comunidades carentes. Construído no Centro Cultural Waly Salomão, sede do AfroReggae que fica na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Centro de Treinamento é o primeiro especializado em esports dentro de uma favela. O AfroGames, que já formou 70 jovens no seu primeiro ano, oferece toda a infraestrutura necessária, desde cadeiras gamers e computadores de última geração. Além dos alunos, o projeto possui um time profissional de LOL e também investe em novas frentes, dando uma bolsa auxílio para três jovens da favela. O projeto é operada pela Chantilly Produções em parceria com o AfroReggae, e conta com o patrocínio da Fusion e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do RJ, por meio da lei de incentivo, além do apoio da HyperX, Gol Linhas Aéreas e Rede Globo, através do canal SporTV.



Saiba mais sobre os jogos:

Bunny Adventure: Um jogo de plataforma 2D em que a personagem precisa resgatar os ovos que ganhou de herança, tendo que enfrentar diversos obstáculos e monstros. O jogo é para computador e deverá ser jogado com o teclado utilizando as teclas 'WAD' e barra de espaço.

Save Easter: Um jogo de plataforma 2D, com artes autorais, onde o jogador é um coelho que tenta recuperar os ovos de chocolate para salvar a Páscoa. Disponível para computador com a movimentação via teclas 'WAD' no teclado.

Em Busca do Ovo Lendário: O coelho principal precisa pegar o ovo lendário para salvar a Páscoa. Nessa aventura você precisa desviar de obstáculos e dos inimigos em seu caminho. Um jogo de plataforma 2D, disponível para computador, onde se utiliza as setas e a barra de espaço do teclado para movimentar e atacar.

The Crazy Rabbit: Durante a páscoa, um coelho chamado Pink acabou exagerando nos chocolates e ficando violento, devido ao excesso de açúcar. Para salvar seu amigo, o nosso herói Grey tem que recolher e levar algumas cenouras até o Pink. Mas, para isso, terá que passar pelos ovos e coletar as cenouras. Um jogo de aventura disponível para mobile (dispositivos móveis como celular) e para computador.

Choco: Você é dono de uma loja de chocolate e seu objetivo é chegar a um total de 100﹩ de dinheiro. Venda chocolates e equilibre os itens necessários para concluir o objetivo. Esse é o Choco, um jogo Tycon com artes autorais isométricas. Disponível para computador, é um jogo point and click, onde basta apontar e clicar com o mouse.

Serviço:

Online e aberto ao público

Datas: 20 e 21 de maio

Quinta-feira (20/05) - Exposição das 10:45 às 15:15 + Live no Instagram com perguntas abertas aos alunos desenvolvedores e professores.

Sexta-feira (21/05) - Exposição das 12h às 15h + Live na Twitch com um bate papo com os desenvolvedores sobre o processo de desenvolvimento + Gameplay dos jogos