Foto: Mell Torres
A capital baiana ganha um novo espaço dedicado ao universo gamer com a chegada do Circuito FIRE, que será inaugurado no próximo dia 10 de janeiro no 4º piso do Shopping da Bahia. A arena itinerante promete uma experiência imersiva e acessível, combinando o que há de mais moderno em plataformas de jogos, competições de e-sports e atrações como concursos de cosplay. O espaço funcionará todos os dias, conforme o horário do centro comercial.
Com uma área de 250 metros quadrados, o Circuito FIRE oferece uma estrutura robusta para gamers de todos os perfis. São 20 computadores de última geração, três simuladores de corrida, sete consoles de videogame e dois jogos de arcade, popularmente conhecidos como fliperamas. No formato atual, até 41 pessoas podem interagir simultaneamente na arena.
Uma das grandes atrações é o simulador de realidade virtual (VR), que transporta os jogadores para mundos imersivos, enquanto os cockpits de corrida proporcionam uma experiência próxima às competições reais. Além disso, a arena disponibiliza PCs e consoles para explorar os lançamentos mais recentes do mercado gamer.
Durante todo o mês de janeiro, a programação inclui torneios diários e semanais de jogos eletrônicos, com prêmios que variam de brindes exclusivos da FIRE, como acessórios gamers, a recompensas em dinheiro. Minitorneios e desafios rápidos também estão na agenda, promovendo interatividade e diversão para os participantes.
O projeto foi idealizado por Gilian Rodrigo, Rayanne Sena e Liz Facó, sócios da Fire, uma lan house gigante e moderna que une venda de PCs personalizados e eventos gamers.
Rodrigo, natural do Rio Grande do Sul, é especialista em expansão de negócios, enquanto Rayanne, paraibana, se destaca pela experiência em gestão comercial e produção de eventos. Já Liz, soteropolitana, é jornalista, CEO do Liz Facó Studio, e tem ampla experiência como dançarina e coreógrafa, além de ser membro oficial da Zumba Internacional.
A ideia do Circuito FIRE nasceu da paixão de Rayanne e Rodrigo pelo universo dos games e ganhou força após uma parceria com Liz, que enxergou no mercado gamer uma oportunidade promissora. “Com o avanço da tecnologia, os games se tornaram uma das maiores indústrias do mundo, faturando mais que música, teatro e cinema”, destaca Rodrigo.
Rayanne acrescenta que os games vão além do entretenimento. “Podem ser hobby, diversão ou até mesmo uma profissão”, afirma. Liz, por sua vez, aposta no sucesso da iniciativa: “O mercado gamer em Salvador está super aquecido, e o Circuito FIRE vai surpreender pela inovação e pela experiência que oferece”.