Tecnologia

Bilionário que financiou missão da SpaceX torna-se o primeiro civil a caminhar no espaço

Bilionário que financiou missão da SpaceX torna-se o primeiro civil a caminhar no espaço
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

12/09/2024 12:03pm

Fotos: SpaceX e Polaris Program / Reprodução Instagram

Em um marco histórico para a exploração espacial, dois astronautas da missão Polaris Dawn, financiada pela SpaceX, realizaram uma inédita caminhada no espaço, tornando-se os primeiros civis a vivenciar essa experiência fora da órbita terrestre. Jared Isaacman, bilionário e comandante da missão, foi o primeiro a sair da nave Dragon, abrindo a escotilha por volta das 7h50. Isaacman permaneceu cerca de 10 minutos fora da cápsula, refletindo sobre a perspectiva única que teve do planeta: "Em casa, todos nós temos muito trabalho a fazer, mas daqui parece um mundo perfeito", declarou.

A engenheira da SpaceX, Sarah Gillis, seguiu Isaacman minutos depois, também caminhando no espaço por cerca de 10 minutos. Gillis foi responsável por testar a mobilidade dos novos trajes espaciais desenvolvidos pela SpaceX, que buscam ser mais ajustáveis e flexíveis, semelhantes a roupas normais, em contraste com os volumosos trajes das antigas missões espaciais. A missão Polaris Dawn está focada em validar essa nova tecnologia, projetada para proporcionar mais conforto e segurança aos futuros astronautas civis.

Durante a caminhada, Isaacman e Gillis testaram a funcionalidade dos trajes ao realizar movimentos específicos, sempre conectados à cápsula Dragon por dispositivos de barras e cabos de fornecimento de oxigênio. A engenheira Sarah Gillis foi a responsável por fechar a escotilha após a reentrada na nave, concluindo a operação com sucesso, conforme informou a SpaceX.

Outros dois integrantes da missão, o piloto Scott Poteet e a médica da SpaceX, Anna Menon, permaneceram dentro da cápsula para monitorar a segurança da operação. A missão também busca testar novos recursos de suporte à vida e conexões de internet no espaço, além de realizar pesquisas médicas sobre os efeitos da altitude no corpo humano.

A Polaris Dawn marca um novo capítulo na exploração comercial do espaço, sendo a primeira vez, desde as missões Apollo nos anos 1970, que humanos estão tão distantes da Terra, a cerca de 1.400 quilômetros de altitude. Essa missão reforça o papel da SpaceX na abertura de novas fronteiras para viagens civis ao espaço, destacando-se como um passo fundamental para a futura colonização espacial.