Tecnologia

Apple cria app interno inspirado no ChatGPT para testar nova Siri

Apple cria app interno inspirado no ChatGPT para testar nova Siri
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/09/2025 1:15pm

Foto: Reprodução YouTube / Apple

A Apple desenvolveu um aplicativo de inteligência artificial interno, inspirado em modelos como ChatGPT e Gemini, para acelerar os testes da próxima versão da Siri. O app, batizado de Veritas (“verdade”, em latim), não será lançado ao público, mas serve como laboratório para experimentos de recursos que podem chegar à assistente virtual.

Segundo informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, o Veritas permite que funcionários testem funcionalidades como busca em dados pessoais, edição de fotos e manutenção de históricos de conversa. O formato em aplicativo facilita o acesso de mais equipes, dispensando mudanças diretas no sistema operacional.

Nos bastidores, a ferramenta funciona sobre o sistema Linwood, que combina modelos fundacionais da própria Apple e de terceiros. A expectativa é que ele seja a base para a Siri repaginada, capaz de manter diálogos mais naturais, compreender contexto e realizar ações a partir de comandos encadeados.

Promessa adiada

A Apple havia anunciado, na Apple's Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, uma versão “turbinada” da Siri, mas até agora não conseguiu entregar. A empresa chegou a ser alvo de processo por propaganda enganosa. O atraso estaria ligado à confiabilidade da inteligência artificial — considerada insuficiente para os padrões de qualidade da marca.

O novo horizonte de lançamento é março de 2026. Caso o prazo não seja cumprido, analistas apontam que a Apple pode adotar novamente uma postura de discrição sobre IA, como ocorreu no lançamento do iPhone 17, quando a companhia quase não mencionou o tema.