Tecnologia

Ações da Embraer disparam com anúncio de fabricação de carros voadores

Ações da Embraer disparam com anúncio de fabricação de carros voadores
Da Redação

Da Redação

11/06/2021 1:03pm

As ações da Embraer (EMBR3) disparam 15%, sendo cotadas a quase 20  reais, nesta quinta-feira, 10, a maior alta do Ibovespa, após a companhia confirmar que sua subsidiária Eve Urban Air Mobility Solutions iniciou negociações para uma possível fusão com a  Zanite Acquisition, o que faria da empresa um conglomerado avaliado em cerca de 2 bilhões de dólares.

Essa empresa seria dedicada ao desenvolvimento do carro voador da Embraer que está em produção e viabilizaria um sistema de mobilidade aérea urbana. A Embraer  já tem pedido inicial de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), chamado de carro voador, com entregas previstas para começar em 2026.

O eVolt tem sido apelidado de “carro voador”, pelo fato de fazer pousos e decolagem verticais. Ele funciona como um helicóptero, mas tem hélices diferentes, o que permite um pouso e uma decolagem mais suaves.

Em fato relevante divulgado ao mercado nesta manhã, a Embraer informa que as negociações estão em curso, mas que não pode prever se chegará a um acordo definitivo com a Zanite e quais serão os termos. A Zanite, que tem sede em Cleveland, Ohio, captou em seu IPO em novembro 230 milhões de dólares.

Via: Bahia Econômica