Tecnologia

2º Fórum Bahia Digital abre inscrições com agenda de palestras sobre inovação e gestão pública

2º Fórum Bahia Digital abre inscrições com agenda de palestras sobre inovação e gestão pública
Da Redação

Da Redação

27/10/2025 3:03pm

Foto: Thuane Maria/GOVBA

A inovação e a transformação digital na administração pública serão os temas centrais do 2º Fórum Bahia Mais Digital, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Promovido pelas secretarias estaduais da Administração (Saeb) e da Comunicação (Secom), o evento é um dos maiores da Bahia dedicados ao tema governo digital e está com inscrições gratuitas abertas para servidores públicos e a comunidade em geral.

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas pelo Portal Bahia Digital (abre.ai/nTjB). O encontro pretende reunir gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil em um espaço de construção coletiva, onde serão apresentadas soluções inovadoras, cases de sucesso e reflexões sobre o futuro da gestão pública digital.

Um dos destaques da programação será o lançamento da Estratégia de Governo Digital do Estado da Bahia, que será apresentada pelo urbanista Cláudio Marinho, da consultoria Porto Marinho. Fundador do Porto Digital, em Pernambuco — um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do país —, Marinho mostrará as diretrizes e ações que vão orientar o uso de tecnologia, inovação e dados para aprimorar os serviços públicos e melhorar a vida dos baianos.

Outro momento esperado é a palestra de Wesley Vaz, secretário de Governança, Inovação e Transformação Digital do Tribunal de Contas da União (TCU). Especialista reconhecido e professor convidado da Fundação Dom Cabral, Vaz abordará o tema “Governo Digital e Inovação no Setor Público: Tendências e Novos Desafios”, destacando como a inovação pode se tornar um eixo estruturante do desenvolvimento nacional, aliando tecnologia, propósito e coordenação federativa.

Para o coordenador-executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, a Bahia vem avançando de forma consistente nessa jornada. “Este encontro simboliza o compromisso do Estado em acelerar essa transformação, estimulando a integração entre órgãos, o uso estratégico de dados e a inovação como instrumento de inclusão e desenvolvimento social”.

Já o coordenador-geral de Mídias Digitais da Secom, Daniel Ribeiro, enfatiza que a comunicação pública tem papel decisivo nesse processo. “Vamos apresentar como a Secretaria de Comunicação está contribuindo com essa transformação — seja no fortalecimento da plataforma digital ba.gov.br, seja na ampliação do alcance das nossas redes sociais e demais canais digitais”.

A programação do Fórum inclui ainda palestras sobre conectividade e segurança, inteligência artificial e o futuro da gestão pública, governança de dados, políticas públicas baseadas em evidências e transformação digital nos municípios. Um dos painéis reunirá as iniciativas digitais e de inteligência artificial das secretarias estaduais de Segurança Pública, Saúde e Educação, destacando avanços e resultados práticos na oferta de serviços públicos inteligentes e integrados.