Foto: Sidney Haack
A programação do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade segue nesta sexta-feira (12), no Palacete Tira Chapéu, em Salvador, com uma agenda de conferências magnas, painéis jurídicos e debates interdisciplinares sobre desenvolvimento sustentável, governança e cultura.
O dia será aberto pelo desembargador Jatahy Júnior, seguido da Conferência Magna do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao longo da manhã, especialistas participam de painéis que vão tratar de temas como Meios de Tutela Jurídica e Sustentabilidade e Exploração da Margem Equatorial, com a presença de Ney Bello, Roberto Podval, Pablo Zuniga, Anelize Lenzi Ruas de Almeida, Efrain Cruz, Suzana Kahn Ribeiro e Deyvid Bacelar.
À tarde, o debate se volta para a Economia do Mar e Logística Sustentável, mediado por Luiz Viana, e para a mesa Governança e Propósito: Como Lideranças Sustentáveis Inspiram Resultados, com Mariana Lisboa, Margarete de Castro Coelho e Nathalia Garcia. O painel de encerramento terá como foco o Impacto territorial e infraestrutura, reunindo especialistas para discutir soluções de conflitos no âmbito regulatório e judicial.
A Conferência de Encerramento ficará a cargo do ministro Reynaldo Soares, também do STJ, que abordará os avanços e os desafios do país em conciliar desenvolvimento econômico, proteção ambiental e justiça social.
Paralelamente, no espaço Living em Restauro, a programação contará com a conferência de abertura com Lelayne Flausino e mesas de debate sobre judicialização e consenso, ODS em pauta: clima, cidades e governança e instrumentos de promoção do equilíbrio econômico, ecológico e social.
A agenda cultural também terá destaque com a segunda mesa do projeto Sustentart – Literatura Sustentável, mediada pelo escritor baiano Mateus Torres. O encontro reunirá Any Manuela de Freitas e Mali Fernandes, que vão compartilhar reflexões sobre os desafios da escrita e da leitura no Brasil contemporâneo.